scorecardresearch ghost pixel



Liderança Liberal

Veja os pontos positivos e negativos de se trabalhar com um líder liberal; e quais as vantagens e desvantagens que esse método pode trazer ao superior e ao subordinado



A liderança liberal acontece quando um coordenador dá a determinado subordinado a liberdade na tomada de decisões.

Essa forma de gestão pode acontecer em empresas públicas ou privadas e possui algumas características específicas, tais como a ausência do líder e a maior autonomia dos funcionários.

 Liderança liberal: características

O superior que opta por trabalho mais liberal são aqueles que lideram de forma mais passiva. Dessa forma, eles evitam tomar decisões e trabalham de uma maneira mais distante.

Líderes que têm essas características e optam por essa forma de gerir, geralmente, tem uma relação consistente de confiança com os subordinados. Ponto essencial se tratando dessa relação de trabalho.

Assim sendo, os funcionários se tornam responsáveis pelas próprias decisões. Portanto, é necessário uma maior seleção dos empregados nesses casos.

O recomendável é que esse forma de trabalhar seja destinada à  pessoas que saibam ter autonomia na realização de tarefas. Proatividade e responsabilidade são quesitos indispensáveis para quem realiza funções sob o comando de líderes liberais.

Liderança Liberal: Vantagens

Quando feita da maneira correta, a liderança liberal trás consigo algumas características vantajosas. Tais como:

  • Fazer com que a equipe trabalhe de forma mais autônoma e proporcione uma maior interação entre o grupo,  por esse motivo;
  • Deixa as pessoas mais motivadas e confiante para realizar as tarefas que são dadas a cada um. Isso se dá por exercerem as tarefas de forma mais autônoma;
  • A forma como o trabalho é dividido é livre, de acordo com os objetivos do grupo. Fato que pode resultar em resultados totalmente benéficos já a pessoa pode trabalhar com aquilo que tem maior afinidade ;
  • Esse método de trabalho é recomendável para pessoas que já sejam especialistas nesse formato. Além disso, recomenda-se atividades que sejam mais simples no momento de executar.

Lideranças liberal: Desvantagens

A liderança liberal leva desvantagem quando determinadas funções precisam de um líder mais presente. Por exemplo:

  • A equipe pode ficar mais suscetíveis a erros;
  • Ao dividir o trabalho de forma mais independente, pode ocorrer de as tarefas não serem adequadas;
  • Sem a presença de um líder os problemas podem ficar mais intensos;
  • O grupo pode se desmotivar com o tempo, sem a presença de uma liderança motivadora;

Portanto, para que a liderança liberal funcione de forma consistente, é importante que o líder tome a frente e lidere de forma mais intensa.

Uma possibilidade é o método democrático, com uma divisão igualitária das funções, mesmo que a distância.




Voltar ao topo

Deixe um comentário