scorecardresearch ghost pixel



O que significa Baby Boomers?

Conheça um pouco da geração que veio no pós-guerra, na metade da década de 60 e saiba quais são as características desse grupo



Baby Boomers são a geração que nasceu após a Segunda Guerra Mundial, até a metade de 1960.

Essa expressão representa  a explosão na taxa de natalidade que existiu o pós-guerra nos Estados Unidos. Aqui no Brasil essa geração viveu o auge da Ditadura Militar (1964- 1985).

Dessa forma, os Baby Boomers cresceram  acreditando que existiria um milagre econômico e também uma explosão das estatais. No começo isso aconteceu, no entanto, as crises não demoram a chegar.

Atualmente grande os baby boomers estão entrando na da terceira idade. Eles fazem parte de um grupo forte quando se trata de consumo e alto poder aquisitivo. Um dos aspectos que os definem são os hábitos de consumo exigentes.

No mercado de trabalho, os baby boomers foram sempre fiéis às companhias e permaneceram muitos anos. Conseguindo assim, alcançar  aos cargos  altos.

Só que atualmente eles precisam aprender a lidar com os conflitos de geração com as gerações X e Y. Uma vez que a visão é diferente e as perspectivas sobre vida e também carreira trazem visões que são bem antagônicas.

Baby boomers: características

As características dos baby boomers passam por algumas características específicas:

  • Eles foram criados sob a promessa de ter estabilidade econômica e melhores oportunidades;
  • Essa característica faz com que o eles tenham mais facilidade para consumir;
  • Os baby boomers gostam da estabilidade financeira e são bem fiéis às empresas;
  • No entanto, não gostam de inovação e acabam trabalhando demais;
  • São afeitos do casamento, compra de carro, casa e do tempo de lazer.
  • Só consomem aquilo que já viram, ou seja, não ligam muito para a opinião dos outros.

Os baby boomers influenciaram a forma como a televisão foi se adaptando às necessidades das pessoas. Esse objeto ainda é, mesmo após tanto tempo, um dos meios de informação mais utilizados pela população.

Baby Boomers e Geração X

A  geração posterior aos baby boomers e ficou conhecida como a geração X, tendo os nascimentos entre 1965 e 1980. Eles são na verdade, os filhos da geração anterior e acompanham, em tese, as frustrações dos seus pais.

A geração x é um pouco mais cética em relação a mudanças políticas e sociais, gostam e interagem com o novo. Uma das qualidades é que eles têm mais foco na carreira e conseguem subir de cargo nas empresas que atuam.

Baby Boomers e a Geração Y

Também é conhecida por millennials. A Geração y  é a primeira a chegar à idade adulta depois da virada do milênio. Eles são mais comprometidos com a coletividade, otimistas com o futuro e tem mais consciência ambiental/social.

Além disso, possuem uma impaciência e são imediatistas, especialmente pelo fato de buscarem constantemente mais informações. No mercado de trabalho podem ter dificuldades para com a hierarquia e preferem atividades mais informais.

Baby Boomers e a Geração Z

Já a geração Z é formada por muitos “nativos digitais” e são nascidos já no final dos anos 90. Desse modo, eles têm mais afinidade com a tecnologia por isso acabam levando uma vida sem diferença entre o online e o offline.

Vale destacar que a geração Z está entrando no mercado de trabalho somente agora, porém são mais proativos e empreendedores. Do outro lado, podem ser exigentes e ao mesmo tempo imediatistas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário