scorecardresearch ghost pixel



Tipos de Liderança

Saiba quais são as maneiras de se liderar dentro de uma organização e qual método é mais benéfico à empresa



Os tipos de liderança são fundamentais para que um líder possa gerir os seus funcionários de acordo com a necessidade de uma organização.

As características pessoais de quem lidera têm influência sobre os resultados que se buscam.  Assim sendo, a forma com a qual um líder atua, pode alcançar pontos benéficos em uma empresa.

Quais são os principais tipos de liderança?

Quais são os principais tipos de liderança?

A liderança é a habilidade de guiar um grupo de pessoas até os resultados almejados. Mais do que dar ordens para a execução de tarefas, um bom líder acompanha de perto todo o processo.

Por isso, para quem uma organização consiga atingir os seus objetivos, há á diversas formas de se liderar. Veja a lista a seguir:

Liderança autocrática

O líder centraliza as suas ações  diretamente nas atividades e também nas suas próprias opiniões. Esse estilo de liderança é mais  autoritária e traz um forte componente dominador prático a quem lidera.

O líder autocrático faz a condução da sua equipe de forma intensa, entretanto não há uma valorização de quem executa o trabalho.

Dessa forma, o ambiente de trabalho pode ser atingido por esses métodos mais agressivos. Esse modelo de liderança acaba sendo desvantajoso, já que há uma redução no rendimento dos funcionários.

Liderança liberal

Dentro todos os tipos de liderança esse é aquele que oferece liberdade total nas atividades que estão sendo realizadas. Ela é adequada àqueles grupos que possuem mais autonomia e já estão a algum tempo nas suas funções.

No entanto, esse estilo não é recomendado para todos os tipos de liderados, uma vez que é comum encontrar casos em que os colaboradores precisam de cobranças mais constantes.

Liderança democrática

O líder democrático é aquele que vai permitir uma maior  participação dos colaboradores em alguns processos internos.

Esta forma de liderança exige uma participação árdua de quem lidera na execução das tarefas. Isso acontece devido ao fato de a democracia não permitir um autoritarismo, mas também não ser totalmente liberal.

Um líder democrático deve buscar o equilíbrio nos métodos de na forma de organizar o ambiente de trabalho.

Outras formas de liderar

As outras formas de liderar diz respeito às atividades que serão realizadas e seus aspectos específicos.

Liderança por ideal

Esse tipo de líder faz a criação da sua própria cultura organizacional e procura formas de inserir os liderados no processo.

Liderança Técnica

Nesse método de liderança há um líder específico para um determinado processo.

Liderança Visionária

O líder que faz um redirecionamento específico em busca de determinado resultado.

Qual é a liderança mais recomendada?

Algumas pessoas já nascem com espírito de liderança, enquanto outras buscam formas de ativar essa característica com o tempo.

Certos líderes podem possuir muitas maneiras de se liderar. Assim, o líder vai agir de forma diferente de acordo com o grupo que está lidando.

Essa forma de liderar é conhecida como liderança situacional, já que a pessoa se adapta de acordo com o que pede cada situação.

Portanto, são diversas as formas de liderança e a partir delas muitos aspectos são criados. Dentro de uma organização, um líder pode ir do autoritário ao mais motivador.

Esses pontos estão diretamente ligados ao rendimento dos funcionários e consequentemente ao desempenho da empresa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário