scorecardresearch ghost pixel



Treinamento e Desenvolvimento

Entenda como esses dois métodos são trabalhados dentro das empresas e como estão interligados nas organizações



O Treinamento e Desenvolvimento de pessoas ((T&D) são feitos pelos gestores de Recursos Humanos dentro de uma organização e tem o objetivo de aprimorar as competências dos funcionários.

Dessa forma, essa atividade dever ser realizada com colaboradores de todas as funções, como um método de planejamento estratégico. Por isso,  há diferentes formatos para a aplicação do T&D.

Com o intuito de melhorar os conhecimentos, esse modelo pode ser feito através de reuniões, cursos ou apresentações. Dessa maneira, os funcionários vão se sentir estimulados a crescer dentro da empresa ao ter suas habilidades aperfeiçoadas.

Treinamento e Desenvolvimento: diferenças

O treinamento e o desenvolvimento estão amplamente interligados. O primeiro se trata do processo de aprendizado dos colaboradores. Portanto, é no treinamento que ele são preparados para as tarefas as quais executam.

Além disso, faz parte desse momento também as alterações de planejamento e métodos de ensino à adaptação de novas tecnologias.  Já o desenvolvimento exige um pouco mais de profundidade, mas não está desligado do treinamento.

Pelo contrário, é a partir daquela primeira fase que os funcionários terão um aprimoramento do que aprenderam anteriormente. Essa etapa acontece de forma contínua, passando a cada colaborador os ensinamentos e propondo melhoras nos conhecimentos de cada um.

Dessa forma, é possível concluir que enquanto o treinamento tem o intuito de capacitar e disponibilizar mais conhecimentos, o desenvolvimento busca trabalhar uma melhora contínua com o funcionário.

Treinamento de pessoas

Para que uma pessoa possa ampliar aquilo que já conhece e aplique essas técnicas na rotina de trabalho, muitas organizações disponibilizam os treinamentos aos funcionários, independente de cargo.

Assim, por meio de palestras, estágios, congressos ou seminários, através de métodos distintos, os funcionários são treinados de acordo com o grupo em que trabalha. Além disso, os treinamentos também são sempre pensados de acordo com aquilo que a empresa almeja.

Geralmente, os colaboradores são contratados pelas competências que possuem, no entanto, ainda faltam alguns detalhes para que encaixem no que a organização busca. Por isso, treinamentos sobre trabalho em equipe, lideranças ou relacionamentos interpessoais são essenciais.

Desenvolvimento de pessoas

Uma empresa torna-se diferenciada quando se preocupa em desenvolver os conhecimentos dos funcionários. Dessa forma, o órgão conseguirá reforçar as qualidades internas e também externas, a partir do momento que busca um aprimoramento da equipe.

Esse desenvolvimento é primordial para que novos líderes possam surgir  dentro da empresa. Ele deve ser feito a longo prazo, depois que os colaboradores já tiverem passado pelo treinamento.

Portanto, ao conseguir  equilibrar a relação entre as pessoas com o processo de desenvolvimento do órgão, ele estará um passo á frente no quesito competitividade.

Uma boa gestão dos funcionários reflete diretamente nas ofertas dos itens oferecidos. Assim sendo, a organização tem maior vantagem sobre os outros concorrentes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário