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Turnover

Turnover pode ser explicado como fluxo de entrada/saída dos colaboradores de uma empresa.



O turnover quer dizer rotatividade de pessoal, que demonstra por meio de um índice de alternância o movimento de entrada e saída dos funcionários.

Esse conceito é importante para averiguar a qualidade da empresa e é feito ao se calcular a quantidade de demissões dividido pelo número de empregados.

Como calcular o Turnover?

A forma mais simples de efetuar o cálculo do turnover é sempre considerando a rotatividade geral da empresa. Isso é possível por meio da seguinte fórmula:

[(funcionários contratados+funcionários demitidos)/2/total de funcionários do período anterior)]

O turnover vai considerar um período sempre anterior ao atual, ou seja, quando aconteceu a rotatividade. Dessa forma, pode ser o mês ou ano anterior. O último é mais utilizado.

As médias e grandes empresas devem optar por observar esse índice em todos os meses, para que possam ver o processo evolutivo.

Assim sendo, é importante ter em mente que o número de contratações e demissões precisa estar em equilíbrio. Caso exista uma discrepância é necessário  mudar as políticas e encontrar uma alternativa para resolvê-la.

Índice ideal

Menos de 10% anualmente ou, mais ou menos, 1% ao mês é o índice turnover ideal. Mas o importante  é efetuar comparativos e ir traçando alguns paralelos com o mercado.

O próprio Ministério do trabalho e outras associações ou órgãos publicam estudos com os índices de rotatividade.

Motivos para estar alto

Quando mais alto, um turnover pode levar a diferentes tipos de problemas. Há várias causas desses impasses. Observe abaixo algumas delas:

  • Gastos principais com demissões de quem foi desligado;
  • Despesas inerentes a contratação de novos colaboradores;
  • Desgaste da própria equipe com as mudanças constantes. A troca seguida de colegas pode levar à insatisfação, falta de motivação e reforça a insegurança.  Esse fator pode resultar em um desempenho abaixo do esperado, por parte dos funcionários.
  • Relacionamento com clientes pode ficar abalado, uma vez que a confiança pode ser perdida pela instabilidade em manter os colaboradores. Isso se dá, principalmente, quando os funcionários lidam diretamente com o consumidor.
  • Carência de conhecimento quando colaboradores altamente qualificados são desligados. A empresa perde know how, já que esse tipo de funcionário dominam as tarefas que executam e também a operação como um todo.

Como melhorar o índice?

Quando o o turnover estiver elevado é necessário procurar quais são as razões desse índice alto. Os métodos utilizados para buscar essas causas podem ser os seguintes:

  • Reveja processos internos e perfis;
  • Procure observar o índice de satisfação no trabalho;
  • Compare os salários e benefícios oferecidos com a concorrência;
  • Procure fazer bons planos de carreira;
  • Realoque colaboradores para outros departamentos;
  • Não contrate pessoas externas para gerência,para que dessa forma a competição interna seja incentivada.

Para que não haja insatisfação ou falta de motivação por parte dos funcionários é primordial que haja uma comunicação interna de qualidade dentro da empresa.

Dessa forma, ao ser passadas de forma claras, os pontos estratégicos, as alterações nos posicionamentos, dentre outra série de medidas, os colaboradores não se sentirão prejudicados.

Sendo assim, ao se sentirem mais inclusos, a relação de troca com a organização é maior e, consequentemente, o número de demissões serão diminuídos.




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