scorecardresearch ghost pixel



O que é machine learning?

Saiba mais sobre essa ferramenta, presente em diversas tarefas do dia a dia, pode solucionar diversos problemas.



Você já ouvir falar em machine learning? Caso o termo seja um completo desconhecido para a grande maioria das pessoas, saiba que ele exerce influência direta em tarefas do dia a dia da população. 

Plataformas como a Netflix, Youtube e até mesmo o Waze utilizam dessa tecnologia para trazer maior interação com os usuários.

Mas afinal: O que é machine learning?

De forma resumida, machine learning quer dizer “aprendizado de máquina”. Ela nada mais é do que uma ferramenta de análise de dados, responsável por orientar os computadores a aprender por contra própria, no intuito de melhorar o desempenho diante de problemas específicos.

Para realizar determinadas ações, as máquinas utilizam de algoritmos precisos, além de comandos pré-determinados e imutáveis. Já com o machine learning, elas têm a possibilidade de tomar decisões e interpretar dados. 

A partir daí, os programas conseguem aprender por meio do processamento de dados, sem que seja necessária a intervenção humana. A ferramenta pertence a um dos extensos campos de estudo da Inteligência Artificial (AI). 

Como funciona o machine learning?

Basicamente, o machine learning funciona por meio de algoritmos, que são uma sequência de ações precisas, uma espécie de passo a passo que soluciona uma tarefa de forma automática. Cada um desses códigos, ao serem acionados, possibilitam um comando diferente para lidar com os dados que a máquina recebe. A combinação entre eles forma o machine learning.

A exemplo, podemos citar o Google Maps, que indica o caminho mais rápido para algum destino com base na localização do usuário, ou o site Amazon, que recomenda produtos de acordo com os hábitos de pesquisa dos usuários na internet.

Exemplos de uso do machine learning

A utilização do  machine learning nas mais diversas ações do dia a dia tende crescer com o passar dos anos. Não só por vaidade, mas também por necessidade. Confira alguns exemplos de sua utilização:

  • Banco de dados autônomo: permite a listagem de várias tarefas e de forma totalmente automatizada. 
  • Combate a fraudes em sistemas de pagamento: tentativas de fraudes com cartões de crédito, por exemplo, são identificadas no uso do machine learning.
  • Tradução de textos: saber o significado de uma palavra estrangeira pode ser feita com ferramentas de tradução automática, que reconhecem contextos e expressões em diversos idiomas.
  • Recomendação de conteúdo: talvez o serviço mais utilizado. Isso porque recomendações de músicas, vídeos, produtos e publicações nas redes sociais ou sites com o perfil/gosto do usuário são muito comuns hoje em dia.

Mais próximo do que se imagina, o conceito de machine learning tende crescer juntamente com o avanços tecnológicos que, há muito tempo, não apresenta sinais de desaceleração. 

Veja também: O que é uma conta digital?




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário