Cresce a expectativa da realização de um novo concurso público para provimento de vagas no Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (Concurso Bombeiros-AM 2018). Sem realizar certames há quase uma década, a corporação deverá ganhar novo reforço em breve, após anúncio proferido pelo governo do estado.
O concurso foi anunciado em março do ano passado pelo então governador, José Melo. O atual governador, Amazonino Mendes, afirmou que concursos para a área da Segurança Pública são sua prioridade. Para isso, deverá ser feito remanejamento de verbas, a partir do momento em que os concursos não estão previstos na Lei Orçamentária Anual de 2018.
Ainda não há quantitativo de vagas confirmado e nem cronograma oficial para lançamento do edital. Mas, a expectativa é de que este seja lançado em breve, trazendo vagas nas carreiras de soldado e oficial. De qualquer maneira, o Concurso Bombeiros-AM 2018 virá para aliviar a defasagem do quadro funcional da corporação.
O último certame realizado pelo CBM-AM foi lançado em 2009, sob a organização da Comissão Permanente de Concursos (Copec). Foram disponibilizadas 1.239 oportunidades distribuídas entre carreiras de níveis médio (soldado, cabo auxiliar de saúde e 3º sargento auxiliar de saúde) e superior (2º tenente – áreas de Medicina Clínica, Ortopedia, Pediatria; Farmácia; Odontologia; Enfermagem e Assistência Social) de ensino.
Os candidatos foram avaliados em três etapas. Na primeira, realizaram provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos, de acordo com o cargo pretendido; na segunda, passaram por exames médicos; e, por fim, a terceira etapa, compreendida pelas provas de capacidade física.