scorecardresearch ghost pixel



Cresce número de pedidos de aposentadoria no serviço federal

Analistas afirmam que, um dos motivos da expansão, é a Reforma da Previdência. Ministério da Saúde e INSS são os órgãos que apresentam maior incidência



Um dado que pode animar os concurseiros em busca de vagas no serviço público federal. Aumento o número de pedidos de aposentadoria entre os servidores federais. Levantamento feito entre os meses de janeiro e novembro do ano passado mostra um crescimento de 46,7% em relação ao mesmo período no ano anterior.

Mesmo sem considerar a estimativa de dezembro, o número já é o maior, desde 1998. Analistas apontam o reflexo da Reforma da Previdência como uma das razões. No entanto, eles afirma, também, que é preciso levar em conta a idade média dos servidores públicos federais, que é de 45 anos. Porém, a tendência é que os pedidos aumentem, já que 36% dos servidores têm mais de 51 anos.

Os órgãos que mais apresentam pedidos são o Ministério da Saúde (MS) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Ministério teve, no período pesquisado, 2.400 saídas, enquanto, 1.800 servidores do INSS pediram se aposentaram. Vale lembrar que os dois órgãos têm concursos previstos para os próximos meses.

O Ministério do Planejamento estima que, nos próximos dez anos, aproximadamente 210 mil servidores possam sair para aposentadoria. E quanto à reposição destes cargos? Esta depende uma série de fatores, dentre elas a análise da necessidade de força de trabalho, condições fiscais e financeiras. Portanto, a reposição não é imediata ou automática.

Porém, com o alto número de aposentadorias, a expectativa é de que novas vagas, mesmo que em quantidade inferior aos cargos vacantes, possam surgir por meio de concursos públicos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário