scorecardresearch ghost pixel



Ministro afirma prioridade para o Concurso INSS 2018

Órgão protocolou pedido com abertura de mais de 16 mil vagas junto ao Ministério do Planejamento, incluindo cargos de técnico e analista



O Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, afirmou a prioridade na realização do novo concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A carência no quadro funcional do órgão foi reconhecida pelo titular da pasta a qual, inclusive, o instituto pertence. O Concurso INSS 2018 deverá ofertar mais de 7 mil vagas para técnico e analista.

Osmar Terra crê na autorização de abertura das novas vagas a partir do momento em que o país registra melhoria em sua arrecadação. Porém, ele afirma que o concurso anterior, realizado em 2015, deverá ser concluído antes de um novo certame ser aprovado. O Concurso INSS 2015 tem validade expirada em agosto deste ano e conta com 475 aprovados excedentes aguardando autorização para serem convocados.

O órgão passa por sério déficit de pessoal, contando com 8.905 postos vagos nas agências da Previdência. No entanto, o número pode subir. No ano passado, 1.869 servidores ativos se aposentaram e estão previstas novas 3.557 novas aposentadorias.

Pedido protocolado

O INSS protocolou pedido de 16.548 vagas junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG). Destas, 7.580 seriam preenchidas por um novo certame e, as demais, ocupadas por meio de homologação complementar do certame realizado em 2015. O pedido com novas vagas encontra-se no gabinete do secretário de Gestão de Pessoas da pasta.

O Concurso INSS 2018 pede 3.941 vagas na carreira de técnico do seguro social e 1.493 para analista. Os cargos exigem, respectivamente, níveis médio e superior, com remunerações entre R$ 5.344,87 e R$ 10.616,14.

O último concurso realizado pelo INSS data de 2015 quando, sob a organização do Cespe/Unb, foram disponibilizadas 950 vagas para técnico e analista. Os candidatos foram avaliados por meio da aplicação de provas objetivas de 120 questões. Maiores informações podem ser verificadas pelo endereço: http://www.cespe.unb.br/concursos/INSS_2015/




Voltar ao topo

Deixe um comentário