scorecardresearch ghost pixel



Concurso da DPE-AM está suspenso provisoriamente

Investigado por fraudes desde o início do mês de março, o concurso da Defensoria Pública do Estado do Amazonas está temporariamente suspenso.



Com as provas objetivas aplicadas no dia 04 de fevereiro,  o concurso da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) foi provisoriamente suspenso. O certame cujo provimento de vagas é para Defensor Público está sendo investigado por fraude desde o início mês de março.

O comunicado informando a suspensão foi emitido pela organizadora, a Fundação Carlos Chagas (FCC), e de acordo com ele a decisão de suspensão partiu do próprio Conselho Superior da DPE-AM.

Inicialmente a suspensão estará em vigência até o dia 27 de abril de 2018. Nesta data a Justiça deverá decidir os rumos do certame. Vale lembrar que a segunda fase do concurso está prevista para acontecer nos dias 28 e 29 deste mês.

De acordo com informações apuradas pela Folha Dirigida, o Tribunal de Contas do Amazonas recolheu depoimentos da FCC e da DPA-AM antes de dar um veredito a respeito da situação. O órgão entrou com o pedido de suspensão até que todas as investigações sejam concluídas.

Entenda o caso

No dia da aplicação das provas, antes da entrega das avaliações aos candidatos, foi constatado que quatro envelopes apresentavam abertura na lateral.

Por entender que o ocorrido prejudicou a integridade do certame, no dia 05 de março o Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) expediu uma representação para suspender o concurso.

Em nota, a procuradora responsável pela emissão da representação pediu que caso comprovada fraude a seleção pública seja cancelada.

Ainda na data de aplicação das provas, foram entregues à Polícia Civil as caixas e envelopes para a perícia, que vai confirmar se houve ou não ato fraudulento.

O defensor-chefe da DPE-AM, Rafael Barbosa, garantiu que que todas as medidas de segurança foram tomadas durante a aplicação da prova. Segundo ele, ao perceber o problema, membros da banca organizadora passaram em todas as sala onde haviam candidatos e explicaram o ocorrido.

Ainda assim os candidatos decidiram pela continuidade da aplicação dos exames e as mesmos decorreram normalmente.

Logo após o ocorrido a Defensoria pediu esclarecimentos à FCC pedindo explicações para o rompimento. Segundo a empresa, os lacres podem ter sido danificados por conta de:

  • Variação nas condições de temperatura nos transportes terrestre e aéreo
  • Condições desfavoráveis de transporte e excessiva movimentação
  • Problema no lote ou defeito de fabricação das embalagens




Voltar ao topo

Deixe um comentário