scorecardresearch ghost pixel



As melhores dicas para concursos da Polícia Civil, PF e Marinha!

Certames estão entre os mais concorridos do Brasil e exigem preparo antecipado de excelência por parte do candidato para obter bons resultados.



O ano de 2018 traz boas perspectivas no que toca ao lançamento de grandes concursos públicos. Entidades como Petrobrás, Banco do Brasil e Abin já realizaram certames neste semestre, porém, outros com bom número de vagas seguem confirmados ou previstos.

Entre eles, estão os certames para provimento de vagas nas Polícias Civil e Federal, além da Marinha. Como é de se esperar, a concorrência nestas seleções é acirrada o que exige preparo de alto nível por parte dos candidatos.

Por isso, trouxemos dicas imperdíveis para potencializar seus estudos nos concursos destas instituições.

Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil abriu edital para preenchimento de 27 vagas no Quadro Técnico. Os candidatos serão submetidos às seguintes etapas:

  • Seleção Inicial: prova objetiva; redação; verificação de dados biográficos; inspeção de saúde; teste de aptidão física; prova ´discursiva (candidatos da área do Direito); avaliação psicológica; verificação de documentos; prova de títulos
  • Curso de Formação: período de adaptação; curso de formação

O exame objetivo terá questões de conhecimentos específicos, portanto, o candidato deve dominar o conteúdo de sua área de atuação.

O grande diferencial, talvez, seja o desempenho na prova de redação. Com critérios rigorosos para atribuição de pontos, é necessário que o participante consiga realizar texto de excelência para obter bons resultados.

A primeira dica é estudar o tipo de texto que a banca cobra, ou seja, dissertação, estudo de caso ou prova discursiva.

Outro ponto fundamental é dominar regras gramaticais e o conteúdo programático. Isso inclui atualidades ou os conhecimentos específicos.

A partir disso, é importante desenvolver textos baseados nos temas cobrados em certames anteriores. Até porque uma das melhores ferramentas é, sem dúvida, o treino.

Nos últimos cinco anos, foram abordadas as seguintes temáticas:

  • O Navio
  • Tecnologia e soberania
  • Por que optar pela Marinha do Brasil?
  • A importância da presença brasileira na Antártica
  • O País que devemos deixar para nossos filhos

Saiba mais sobre o Concurso Quadro Técnico Marinha 2018.

Polícia Civil

O país conta com dezenas de editais abertos para provimento de vagas na Polícia Civil. São certames, habitualmente, bastante concorridos e com questões de maior complexidade.

O primeiro passo é ler o edital com atenção. Caso o atualizado, ainda, não tenha saído, é fundamental ter acesso aos anteriores, especialmente, aqueles aplicados para a corporação desejada.

Além do edital, é importante conhecer o perfil da banca organizadora do certame. Outra vez, caso não tenha sido definida, pesquise o histórico dos concursos anteriores para identificar as empresas contratadas.

De posse dessas informações, prepare um cronograma de estudos distribuindo as disciplinas presentes no conteúdo programático por dias da semana. Nele, não se esqueça de incluir espaços para resolução de exercícios.

Invista parte do seu tempo em vídeo aulas. Este método facilita a compreensão do conteúdo e prende a atenção do aluno.  Além disso, os professores costumam trazer dicas e materiais atualizados, ponto chave para o sucesso nas provas.

Treine, bastante, com exercícios. Essa é a forma de avaliar seu conhecimento em cada matéria, sabendo onde precisa melhorar. Separe questões de certames anteriores da corporação na qual pretende ingressar, além de concursos similares e aqueles elaborados pela banca organizadora.

Se sua prova incluir provas discursivas, é fundamental ter bom embasamento teórico e, também, saber como transmiti-lo para o avaliador. Por isso, exercite sua redação, seja ela discursiva ou elaboração de estudo de caso e peça processual.

O tempo pode ser um inimigo ou aliado na hora da prova. Por isso, cronometre o tempo gasto nas questões, levando em consideração que o quadro emocional é afetado durante o exame.

Quanto ao conteúdo, é importante saber que “decorar” o que é estudado não basta. Fique atento às atualidades e em como isso pode ser cobrado na sua prova. Temas como Lei Seca e Lei de Acesso à Informação em provas para delegado, por exemplo, devem ser, amplamente, conhecidas.

E, não se esqueça do seu preparo físico, principalmente, se o concurso incluir teste de aptidão física (TAF) entre as etapas. O ideal é ir se preparando concomitantemente com o estudo teórico. Veja, aqui, dicas imperdíveis para o TAF.

Polícia Federal

Um dos certames mais aguardados do ano, o Concurso PF 2018 trará alto número de candidatos, portanto, o preparo é fundamental!

Como o edital atualizado, ainda, não foi divulgado, o interessado pode adiantar seus estudos tendo os anteriores como base.

Algumas dicas são interessantes neste momento de preparação. Nas provas de informática, por exemplo, alguns tópicos podem ser cobrados, como sistemas operacionais, pacote office e libre, internet, além de segurança da informação.

Dentro de cada um, assuntos são mais comuns, como atalhos de teclado e usabilidade do Windows ou, ainda, protocolos e serviços de internet.

Nos editores de texto e planilha, o candidato deve conhecer ícones, atalhos e caminhos para as funções.

Aqui, também é importante trabalhar a questão do tempo, até porque a prova é extensa e deve incluir questões discursivas.

Veja mais dicas de como estudar para o concurso da Polícia Federal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário