scorecardresearch ghost pixel



Concurso CLDF 2018: Confira as últimas atualizações

Um dos certames mais aguardados do ano deve ter nova banca organizadora conhecida nesta quarta-feira (02) com edital previsto com 86 vagas imediatas



A nova banca organizadora do concurso para provimento de vagas na Câmara Legislativa do Distrito Federal (Concurso CLDF 2018) deve ser conhecida nesta quarta-feira (02). O relatório final da Comissão foi publicado na última semana.

O documento informou sobre reunião marcada para as 10h do referido dia. Nela, a empresa responsável pelo certame será conhecida e, ao que tudo indica, continuará sendo a Fundação Carlos Chagas( FCC).

Isso porque, entre as cinco atuais concorrentes, a instituição foi a que apresentou a melhor proposta. Além da previsão sobre definir a banca, o relatório trouxe os critérios para avaliação das propostas, incluindo previsão de taxas de inscrição.

Histórico do Concurso CLDF

O edital do Concurso CLDF foi publicado no ano passado, também, sob a organização da FCC. O documento trazia a oferta de 86 vagas em cargos de níveis médio e superior, além de formação de cadastro de reserva.

Porém, o certame foi suspenso por recomendação do Tribunal de Contas do DF (TC DF) para verificação do processo de escolha da banca organizadora. A decisão veio após denúncias de supostas irregularidades feitas por empresas concorrentes.

Novo processo de escolha foi aberto, no qual seis empresas enviaram propostas. Seguiram na disputa a FCC, Instituto AOCP, Cebraspe, Idib, Funrio e Instituto Quadrix. O último foi eliminado por não enviar toda a documentação exigida.

Cargos Concurso CLDF

No edital original, a oferta era de 86 vagas em cargos de níveis médio e superior. Dentre as carreiras disponibilizadas, estavam Consultor Legislativo, Consultor Técnico Legislativo, Agente de Polícia Legislativa, Fotógrafo e Procurador.

As remunerações iniciais eram de R$ 10.650,18 a R$ 15.879,40. Porém, portaria publicada em Diário Oficial da União do dia 24 de janeiro indica que o quantitativo pode subir para 296.Confira os detalhes sobre a oferta de vagas:

  • Técnico Legislativo – Médio:
    Técnico Legislativo, Técnico de Arquivo e Biblioteca, Secretário, Fotógrafo e Técnico em Manutenção e Operação de Equipamentos Audiovisuais, e Técnico de Enfermagem.
  • Técnico Legislativo – Superior:
    Técnico em Comunicação Social (Produtor de Multimídia, Publicitário, Jornalista, Relações Públicas), Pedagogo, Médico do Trabalho, Administrador, Arquivista, Contador, Bibliotecário, Economista, Arquiteto, Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro (Eletricista e Civil), Médico ( Ambulatorial/Perito), Odontologista – Perito, Psicólogo (Clínico/Perito e Organizacional), Revisor de Texto, Analista de Sistemas (Áreas 1, 2, 3, Área 4) e Taquígrafo Especialista.
  • Consultor Legislativo – Superior:
    Educação, Constituição e Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Finanças Públicas, Cultura e Desporto, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Regulação Econômica, Saúde, Redação Parlamentar e Tributação.
  • Agente de Polícia Legislativa – Médio
  • Inspetor de Polícia Legislativa – Superior
  • Procurador – Superior

Provas Concurso CLDF

Caso mantenha a configuração inicial, o concurso será constituído pelas seguintes etapas:

Procurador Legislativo:

Consultor Legislativo:

Consultor Técnico Legislativo:

Inspetor de Polícia Legislativa:

Taquígrafo Especialista:

Revisor de Texto:

 Analista de Sistemas:

Técnico Legislativo:

Agente de Polícia Legislativa:

Todas as etapas serão aplicadas em Brasília, em datas informadas no novo edital.

Último concurso

O último concurso realizado pela Câmara dos Deputados data de 2005. Foram disponibilizadas 42 vagas em cargos de nível médio e 78 em cargos de nível superior. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas, discursivas, práticas e avaliação de títulos, além de avaliação de conduta e idoneidade moral.

O concurso registrou 75.741 inscritos. A demanda detalhada pode ser vista aqui. O concurso teve validade de dois anos, passível de prorrogação por igual período.

Maiores informações sobre todo o processo do Concurso CLDF 2010 podem ser verificadas pelo link: EDITAL N.º 1/2005 – CLDF

O que cai na prova do Concurso CLDF?

Tirando os últimos certames como base, veja o conteúdo recorrente nas questões aplicadas:

  • Língua Portuguesa: Análise sintática; Coesão e coerência; Colocação Pronominal; Concordância verbal e nominal; Conjunções; Flexão de voz, verbal de pessoa e verbal de tempo; Funções morfossintáticas da palavra SE; Morfologia; Pontuação; Pronomes pessoais retos; Reescritura de texto
  • Inglês: Interpretação de texto; Sinônimos; Vocabulário.
  • Direito Constitucional: Câmara dos Deputados; CPIs; Congresso Nacional; Organização do Estado – Distrito Federal e Territórios; Poderes Executivo e Legislativo; Presidente da República, Vice-Presidente da República e Ministros de Estado; Repartição de Competências Constitucionais.
  • Direito Administrativo: Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990; Cargo, emprego, função; Regime jurídico dos servidores públicos federais; Provimento e vacância; Responsabilidades do servidor

Saiba mais sobre o histórico dos concursos e dicas para passar no Concurso CLDF.

Comece a estudar com antecedência: Apostila preparatória de acordo com edital de 2017




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário