scorecardresearch ghost pixel



MEC autoriza 1.205 contratações por concurso público

Portaria de autorização foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União e inclui cargos de técnico administrativo e professor.



O Ministério da Educação autorizou mais 1.205 contratações por concurso público. A portaria foi publicada na edição de ontem (16) do Diário Oficial da União. As vagas compreendem carreiras de professor e técnico administrativo.

Do total de oportunidades, 395 seguirão para técnicos administrativos e 1.205 para professores. Serão contemplados dois centros federais de educação tecnológica, 32 institutos federais, além do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.

Segundo publicado na portaria n° 447, o MEC prioriza as contratações por meio de novos concursos públicos. Entretanto, as instituições podem usar as vagas disponibilizadas para convocações de certames anteriores que, ainda, estejam válidos. Isso porque têm autonomia para esse tipo de decisão.

Dados como cronograma de editais, cargos e remunerações serão divulgados, posteriormente, pelos próprios Institutos.

O Ministro da Educação, Rossieli Soares, informou, por meio de nota, que a oferta de vagas garantem a continuidade de oferta e qualidade do ensino prestado pelas instituições da Rede Federal. Segundo ele, as contratações serão, anualmente, solicitadas por questões como ampliação do número de matrículas ou expansão do quadro de professores.

Eline Nascimento, secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, destacou a importância do papel desempenhado pelos técnicos administrativos. De acordo com ela, além de garantir o quadro de professores, é necessário manter o corpo de técnicos em educação a fim de melhorar o atendimento à população.

Instituições inclusas

Das instituições agraciadas pelas futuras novas vagas, destacam-se as ofertas destinadas para os estados de Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

O Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (IFPB) reunirá 101 vagas; o IFMG, 97; e, por fim, o IFRS terá 89 vagas.

O Cefet-Rio contará com 29 vagas para professor, enquanto o Cefet-MG terá 34 oportunidades. O Colégio Pedro II poderá ofertar 36 vagas distribuídas entre as carreiras de técnico em TI, professor, nutricionista, fonoaudiólogo e assuntos educacionais.

As três unidades tiveram, anteriormente, 47 vagas autorizadas para técnicos administrativos.

Autorização em abril

Em abril, o Ministério da Educação autorizou 1.370 vagas para as instituições federais de ensino. As oportunidades seriam distribuídas entre as carreiras de professor (870) e técnicos administrativos (500).

Com a nova autorização, a Pasta deve ofertar 2.575 postos em todo o país.




Voltar ao topo

Deixe um comentário