Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) exige prazo para publicação de edital do Concurso Detran SP. A emenda do texto dá prazo de 180 dias para lançamento do certame, considerando a data de sua promulgação.
O texto teve emenda divulgada na edição de sábado do Diário Oficial do Estado (DOE), sob a autoria da deputada estadual Beth Sahão. Segundo ela, o Detran SP terá, ainda, um ano para excluir todos os cargos comissionados de seu quadro.
Na justificativa, a parlamentar aponta que o governo teve cinco anos para abrir seleção contando com 326 cargos. Mesmo assim, o concurso acabou não sendo divulgado e situações registradas nesse período demonstram opção política em manter comissionados no órgão.
O Concurso Detran SP já tem oferta de 575 vagas autorizada contemplando os cargos de agente e oficial. A portaria autorizativa foi publicada no final de maio.
Concurso Detran SP
Quando lançado, o Concurso Detran SP ofertará 575 vagas em cargos de níveis médio e superior. As oportunidades incluem as carreiras de oficial (375) e agente de trânsito (200).
O cargo de oficial estadual de trânsito I exige conclusão de ensino médio ou técnico e dá direito à remuneração de R$ 1.863,00. Para agente estadual de trânsito I, a exigência é de graduação em qualquer área com direito ao vencimento mensal de R$ 4.657,50.
A última seleção realizada pelo Detran SP aconteceu em 2013 sob a organização da Fundação Vunesp. Foram disponibilizadas 1.200 oportunidades divididas, igualmente, entre as carreiras de agente e oficial para lotação em diversas cidades paulistas.
Os candidatos passaram por provas objetivas (Conhecimentos Básicos e Específicos) e avaliação documental. A validade do certame foi de um ano, contado a partir de sua homologação, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Qualifique-se agora! Confira uma lista de cursos grátis com certificado válido.