Notícias

Edital do Concurso IBAMA pode trazer 1.888 vagas! Pedido sob análise!

Órgão foi um dos que enviaram pedido de vagas ao Ministério do Planejamento em maio e inclui oportunidades para técnico administrativo, analista ambiental e administrativo.

Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) foi um dos órgãos que enviaram pedido de vagas em concursos públicos ao Ministério do Planejamento. No mês de maio, o instituto solicitou o provimento de 1.888 vagas para técnicos e analistas.

As oportunidades solicitadas incluem as carreiras de técnico administrativo (759), analista administrativo (297) e ambiental (832). A primeira exige formação de nível médio com direito à remuneração inicial de R$ 4.408,94 enquanto analistas devem ter graduação completa. A remuneração é de R$ 9.389,84. Os dois valores incluem auxílio-alimentação.

Comece a estudar agora mesmo com as apostilas do IBAMA: Apostila para Analista Administrativo – IBAMA e Apostila Técnico Administrativo – IBAMA 

O pedido enviado segue sob a análise da Pasta. Vale lembrar que, inicialmente, o instituto previa solicitação contendo 1.630 postos. Importante frisar, também, que o quantitativo não cria novas vagas, mas, repõe o quadro de servidores que passa por grave déficit funcional.

Muito dessa vacância decorre de aposentadorias e pedidos de exoneração e, como as últimas seleções para o órgão já têm cinco e seis anos, não houve novas entradas. Por isso, um novo certame viria para sanar o “buraco” de recursos humanos do Ibama, o que é considerado como urgente.

Com número apertado de servidores, atividades como licenciamento ambiental, fiscalização e unidades de conservação estão sendo afetadas.

Último Concurso IBAMA

O Instituto realizou seus últimos certames em 2012 e 2013. No primeiro, organizado pelo Cebraspe, a oferta foi de 300 vagas para técnico administrativo. Os candidatos foram avaliados por  provas objetivas e perícia médica.

Os candidatos foram lotados em unidades dos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, DF, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

A seleção posterior, também, foi organizada pelo Cebraspe e, nela, houve a oferta de 61 vagas na carreira de analista administrativo com etapas similares ao concurso anterior.  Desta vez, a lotação dos aprovados foi nos estados de Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, DF, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O que cai na prova do IBAMA?

Habitualmente, os certames para provimento de vagas no Ibama costumam trazer o seguinte conteúdo programático:

  • Monitoramento, Regulação, Controle, Fiscalização e Auditoria: Informática, Raciocínio Lógico, Monitoramento, Regulação, Controle, Fiscalização e Auditoria Ambiental
  • Gestão, Proteção e Controle da Qualidade Ambiental: Língua Inglesa, Gestão de Resíduos Sólidos e Substâncias Perigosas, Proteção da Atmosfera, Poluição Sonora, Remediação Ambiental e Dispersantes Químicos, Noções de Pedologia, Ecotoxicologia, Química Ambiental e Fitossanidade, Segurança Química
  • Licenciamento ambiental: Licenciamento Ambiental Federal, Socioeconomia relacionada ao Licenciamento Ambiental Federal, Infraestrutura e Gestão Ambiental no Licenciamento Ambiental Federal
  • Noções de Informática,
  • Língua Portuguesa
  • Arquivologia, Gestão de Pessoas, Administração, Orçamento, Finanças, Contabilidade Pública e Direito (Administrativo e Constitucional)
  • Ética no Serviço Público
  • Matemática
  • Atualidades

Saiba mais sobre os concursos promovidos pelo IBAMA aqui.

Voltar ao topo




Deixe um comentário