scorecardresearch ghost pixel



Concurso Banrisul: Sindicato cobra certame para escriturário

Último certame para a carreira aconteceu em 2015 e ofertou 300 vagas em nível médio.



Déficit de 30% no quadro de escriturários e validade do último concurso expirada. A atual situação do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) fez com que o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) se mobilizasse para cobrar novos certames.

O último concurso para a carreira teve a validade expirada no mês de março deste ano. As convocações, no entanto, ficaram aquém do esperado. Os 300 aprovados para vagas imediatas foram convocados. Porém, não houve chamamento de excedentes.

De acordo com o presidente do SidBancários, Everton Gimenis, em entrevista ao site Folha Dirigida, “o Banrisul convocou apenas o mínimo”. Ainda que a validade da seleção tenha sido prorrogada, em março de 2017 o sindicato se manifestou afirmando que, “além dos convocados, era preciso sanar o déficit de funcionários do Banco”.

Atualmente, sem previsões para novos concursos, a carência de escriturários nas agências pode chegar a 30%. “Nós temos um quadro profissional atual, com um déficit de 20% a 30% de funcionários por agência. Todas as agências estão com o quadro defasado, o que gera precarização do atendimento e sobrecarga de trabalho para os que estão em exercício”, afirmou Gimenis.

Por conta das aposentadorias nos próximos anos a situação pode ficar ainda pior. Além disso, em 6 de novembro o Banrisul propôs um “Plano de Desligamento por Aposentadoria Voluntária (PDVs)”. Representações sindicais se manifestaram contra a proposta em função do “princípio básico da defesa dos empregos e pela realização de concursos públicos”.

O banco já sinalizou que, no momento, não tem intenção de realizar concurso público. Ademais, não há previsão para próximo certame.

Último concurso escriturário Banrisul

O edital mais recente para a carreira de escriturário do Banrisul foi publicado em 2015. Foram ofertadas 300 oportunidades mais cadastro de reserva em nível médio. A remuneração inicial do cargo é de R$ 1.796,45.

Os inscritos foram avaliados por meio de prova objetiva. O exame foi constituído por 80 perguntas, sendo 40 de conhecimentos básicos e 40 de específicos. Veja as disciplinas presentes no conteúdo programático.

Conhecimentos Gerais

  • Raciocínio Lógico;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa;
  • Domínio Produtivo de Informática.

Conhecimentos Específicos

  • Técnicas de Vendas;
  • Atendimento;
  • Conhecimentos Bancários;
  • Ética e Legislação de Equidade de Gêneros e Igualdade Racial.

O certame teve a validade prorrogada e venceu em março deste ano. Outros detalhes sobre a seleção estão disponíveis no Edital concurso Banrisul 2015.

edital-escriturario-banrisul-2013




Voltar ao topo

Deixe um comentário