scorecardresearch ghost pixel



Minuta do concurso PM RJ deve ficar pronta este ano

Edital terá 37 vagas para admissão no Curso de Formação de Oficiais. Ao término da formação, os ganhos serão de R$ 7 mil.



Boas notícias para quem está ansioso pelo concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). A corporação informou que pretende finalizar a minuta do edital até o final deste ano. De acordo com o Centro de Recrutamento e Seleção da corporação, o objetivo é deixar o documento pronto para dar início à seleção dentro de pouco tempo.

A elaboração da minuta é um dos trâmites mais importantes que antecedem a abertura do edital. Também chamado de projeto básico, é este documento que determina os preceitos do concurso. A minuta, traz, ainda, importantes informações, tais como os cargos contemplados, quantidade de vagas, etapas de seleção e requisitos para investidura.

A finalização da minuta é um grande passo rumo à contratação da organizadora, tendo em vista que, durante o processo de escolha a minuta é encaminhada às empresas que têm interesse em executar o certame.

Atualmente, a previsão é de o documento com as regras da seleção seja disponibilizado até o mês de janeiro, com abertura das inscrições poucos dias depois.

Concurso PMERJ terá vagas para oficiais

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão,  autorizou o concurso PMERJ 2019 em julho deste ano. O certame terá oferta de 37 vagas para admissão no Curso de Formação de Oficias (CFO), que tem duração aproximada de dois anos. Ao término da formação, os vencimentos serão de R$ 7.605,10.

Importante frisar que o concurso está sendo realizado dentro das cláusulas estabelecidas pelo Regime de Recuperação Fiscal firmado entre o Estado do Rio de Janeiro e a União. Os novos oficiais vão ocupar postos vagos em virtude de aposentadorias, exonerações e mortes.

Para concorrer é necessário ser bacharel em Direito e ter idade inferior a 30 anos.

Ceperj é provável organizadora do concurso PMERJ

Em entrevista concedida à Folha Dirigida no mês de outubro, o presidente da Fundação Ceperj, Pedro Castilho, informou que o Comando Geral da corporação contactou a banca com o intuito de que ela realize o certame da PMERJ.

Entretanto, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro negou a existência de negociação com a banca, uma vez que as propostas das empresas interessadas ainda serão analisadas.

O que estudar para o concurso PMERJ?

A previsão é de que o edital da seleção seja aberto nos próximos meses. Por isso, candidatos que pretendem pleitear uma das vagas devem começar a estudar o quanto antes. Uma dos pontos centrais é revisar o regulamento anterior e conhecer o conteúdo programático cobrado. No último certame, ele contou com as seguintes disciplinas:

  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Penal Militar;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional.

Outra dica valiosa é conhecer o estilo de prova e a forma de avaliação da banca mais cotada, a Ceperj. Isso pode ser feito através da resolução de questões já aplicadas pela examinadora, além da realização de simulados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário