scorecardresearch ghost pixel



Permanência de Wagner Rosário na CGU pode favorecer novo concurso

Se autorizado, certame terá 650 vagas de nível superior para a carreira de auditor federal de Finanças e Controle.



O presidente eleito, Jair Bolsonaro, optou por manter o atual ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) na Pasta. A permanência Wagner Rosário foi anunciada nesta terça-feira, 20, por meio de uma rede social.

Rosário assumiu o posto em 13 de junho de 2018. Porém, desde junho de 2017 ocupava como interino. Até o momento, é único ministro de Michel Temer que permanecerá em seu posto na gestão de Bolsonaro.

Além de capitão do Exército, o mineiro é auditor federal de Finanças e Controle, ou seja, é servidor de carreira da CGU. Portanto, ninguém melhor que ele para conhecer as necessidades do órgão, principalmente no tocante a concursos públicos.

A permanência de Wagner Rosário reforça as esperanças de que no próximo ano o Ministério do Planejamento – Ministério da Economia a partir de 2019 – autorize o concurso solicitado. Em ocasiões anteriores ele demonstrou a necessidade de realização de novo certame para a CGU.

Uma nova seleção se justifica, principalmente, pelo alto déficit de servidores. Atualmente, 1.338 cargos de auditor federal estão vagos. A carência fica ainda mais acentuada nas Controladorias Regionais da União (CRUs).

Nesse sentido, em 2017, durante entrevista à Folha Dirigida, o ministro afirmou que “o diagnóstico demonstra carência de pessoal em diversas unidades regionais, especialmente nos estados da Região Norte”.

Na época, além da vacância de postos, Rosário demonstrou preocupação com as aposentadorias previstas. De acordo com ele, até 2020, cerca de 470 estarão aptos a se aposentar. Caso isso se confirme, a CGU passará a trabalhar com apenas 1.802 funcionários na ativa. O número está longe da quantidade ideal de servidores, que é de 3 mil.

Concurso CGU tem solicitação para 650 vagas

Em maio deste ano a CGU enviou novo pedido para realização de concurso público. A solicitação contempla 650 vagas na carreira de auditor federal de Finanças e Controle. A escolaridade mínima exigida para a carreira é ensino superior completo.

Auditores federais em início de carreira possuem remuneração de R$ 15.461,70. No valor já está incluso o auxílio-alimentação, que é de R$ 458,00.

Último concurso para auditor federal CGU

O certame mais recente para a carreira, realizado em 2012, teve organização da Escola de Administração Fazendária (Esaf). Na época, foram abertas 250 vagas. Os candidatos foram avaliados por meio de três provas objetivas, uma prova discursiva e sindicância de vida pregressa.

As avaliações objetivas somaram 200 questões. Elas versaram sobre o seguinte conteúdo programático:

Conhecimentos Gerais (80 questões) 

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Língua Espanhola;
  • Raciocínio Lógico-Quantitativo;
  • Administração Pública.

Conhecimentos Específicos I (60 questões)

  • Administração Financeira e Orçamentária;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional.

Conhecimentos Específicos II (60 questões)

  • Prova elaborada de acordo com cada área de atuação.

Todas as normativas podem ser conferidas no Edital CGU 2012 – Auditor Federal.

edital-concurso-auditor-federal-cgu-2012




Voltar ao topo

Deixe um comentário