scorecardresearch ghost pixel



Remanejamento de vagas da PM GO é aprovado e edital pode sair

Edital da Polícia Militar de Goiás sairá pelo Instituto AOCP e terá 2 mil vagas nas carreiras de soldado e cadete. Ambas exigem ensino superior completo.



Alvo de muitas expectativas, o edital do concurso da Polícia Militar de Goiás (PM GO), finalmente, deve sair! Nesta terça-feira, 27, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou o remanejamento de vagas da corporação.

Há grande probabilidade de que a aprovação abra caminhos para o lançamento do edital. Em maio deste ano o Instituto AOCP foi anunciado como banca organizadora. O anúncio levou a crer que o documento com as regras da seleção fosse liberado em pouco tempo, o que não se confirmou.

O Projeto de Lei nº 1.045/18, do Poder Executivo, foi aprovado em votação definitiva pelo plenário da Alego. A matéria, que estava tramitando desde março, altera, nas partes que menciona, os quantitativos de cargos do Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM).

O remanejamento aprovado pelo projeto faz alterações nos cargos de praças, cabos e soldados, 1ª, 2ª e 3ª classe. O intuito da redistribuição foi adequar a distribuição do efetivo, viabilizando, então, a realização do concurso PM GO 2018.

O certame terá vagas no Curso de Formação de Praças, que abrirá vagas para soldados 3ª Classe do QPPM e no Curso de Formação de Oficiais, que abrirá vagas para carreira de cadete da Polícia Militar de Goiás.

Segundo as alterações, o quantitativo ficou distribuído da seguinte forma:

  • Cabo – foi reduzido em 1.375;
  • Soldado 1ª classe – reduzido para 2.300 cargos;
  • Soldado 2ª classe – terá acréscimo de 1.675 postos;
  • Soldado 3ª classe (vagas autorizadas para o concurso) – aumento de 2.000 cargos.

“Trata-se, portanto, de mero remanejamento de vagas de um para outro cargo, não ensejando com isso qualquer gasto extra” afirmou o governador, José Eliton.

Concurso PM GO sairá pelo Instituto AOCP

O quantitativo aprovado para o concurso PM GO 2018 é de 2.00 vagas. As oportunidades foram distribuídas entre as carreiras de soldado 3ª classe (1.920) e cadete (80). Em maio deste ano o contrato com a banca organizadora foi assinado. O Instituto AOCP foi a empresa escolhida.

Para concorrer a qualquer uma das oportunidades é necessário ter ensino superior completo. Para soldado, a formação pode ser em qualquer área. Entretanto, para concorrer ao cargo de cadete, o candidato deve ser bacharel em Direito.

Em cumprimento de jornadas de trabalho de 42 horas semanais, os aprovados terão vencimentos de R$ 1.500,00 e R$ 5.401,43, respectivamente.

De acordo com o último edital publicado pela PM GO, outros requisitos imprescindíveis para investidura são idade entre 18 e 30 anos, na data da inscrição, para soldados e 18 e 35 anos para cadetes, altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens e porte de CNH na categoria “B” ou superior.

Caso siga os moldes da última seleção, os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, teste de aptidão física (TAF), avaliações médica, psicológica e da vida pregressa e investigação social.

Conteúdo programático concurso PM GO

Segundo o último concurso, a prova objetiva constou do seguinte conteúdo programático:

Soldado:

  • Língua Portuguesa;
  • Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Estado de Goiás;
  • Noções de Direito (Penal, Constitucional, Processual Penal, Administrativo, Penal Militar);
  • Legislação Extravagante.

Cadete: 

  • Língua Portuguesa;
  • Legislação Extravagante;
  • Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Estado de Goiás;
  • Direito (Penal, Constitucional, Processual Penal, Administrativo, Penal Militar, Processual Penal Militar).




Voltar ao topo

Deixe um comentário