scorecardresearch ghost pixel



Concurso AGU: Polícia Civil do DF investiga possível fraude

Aplicadas no último domingo, 9, as provas do certame são investigadas por suspeita de fraude. Alguns cargos tiveram a avaliação cancelada. Novas datas sairão em breve.



A Polícia Civil do Distrito Federal (PC DF) está investigando uma denúncia de fraude na aplicação das provas do concurso da Advocacia-Geral da União (AGU). As provas da primeira fase do certame foram aplicadas no último domingo, 9.

Entretanto, no Distrito Federal as avaliações aplicadas em Brasília, no turno vespertino, são o alvo da investigação. Até esta segunda-feira, 10, pelo menos quatro candidatos haviam registrado boletim de ocorrência.

Segundo os participantes do concurso, um dos envelopes que continham provas para o cargo de analista técnico-administrativo apresentava um corte de aproximadamente 15 centímetros. Além disso, um dos cadernos de prova, de cor azul, tinha um “vinco”.

De acordo com a denúncia apresentada à PC DF, havia indícios de que o pacote foi violado e de que a prova havia sido manuseada ou dobrada.

A banca organizadora responsável pela execução do certame, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), confiou ao G1 que “o pacote chegou com uma pequena fissura” no local da prova, em Brasília. Porém, a empresa garantiu que os sacos com as provas são “invioláveis”.

“O que é difícil, mas não impossível, é que os sacos acondicionados nos malotes, face ao peso de uns sobre os outros e ao próprio manuseio dos malotes, sofram algum tipo de fissura ou mesmo rasgos, mas isso não compromete o sigilo, pois, mesmo assim, chegam em malotes lacrados e, por consequência, inviolados”, explicou o Idecan por meio de uma nota.

Provas são canceladas

Na tarde desta segunda-feira, a banca emitiu comunicado cancelando a prova para o cargo de técnico em Comunicação Social, aplicada na cidade do Rio de Janeiro. A empresa alegou problemas na aplicação dos exames.

Antes disso, no domingo à noite o Idecan emitiu uma primeira nota, dizendo que as provas realizadas durante a manhã foram canceladas. A justificativa, segundo a banca, foi um problema de logística nas cidades de Cuiabá – MT, Florianópolis – SC e São Luís – MA.  Nestes locais, os malotes com as provas sequer chegaram aos locais de prova.

Segundo a empresa, tanto as provas do Rio de Janeiro, quanto das demais capitais, serão reaplicadas para garantir a lisura do concurso AGU 2018.

Segundo nota emitida, representantes da Advocacia-Geral da União e da banca organizadora vão se reunir nesta terça-feira, 11, para “discutir uma nova data de realização do concurso para os cargos de administrador, arquivista, contador, técnico em comunicação social e técnico em assuntos educacionais”.

Idecan divulga gabaritos preliminares

Inscritos para as carreiras de analista técnico-administrativo e bibliotecário, únicos que não foram afetados pelos problemas de logística, já podem conferir os gabaritos preliminares e cadernos de prova.

De acordo com o Idecan, uma vez que os cargos não registraram nenhuma intercorrência não será necessário remarcar os exames.

O gabarito preliminar do concurso AGU (analista técnico-administrativo e bibliotecário) pode ser conferido aqui.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário