Déficit de servidores no Banco do Brasil demanda novo concurso

Edital é um dos mais aguardados do país. Última seleção foi anunciada em 2018, disponibilizando vagas de nível médio para a função de escriturário.



O déficit de servidores nas agências do Banco do Brasil (BB) é uma questão preocupante. A vacância de postos é grande, principalmente no Nordeste, onde o último certame aconteceu em 2015.

A atuação com número reduzido de empregados afeta diretamente a qualidade do atendimento prestado à população, o que é natado nos serviços bancários rotineiros. Além disso, os servidores do banco reclamam da precarização das condições de trabalho.

Ainda que uma seleção tenha sido realizada no início do ano, os aprovados foram lotados somente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Em decorrência da falta de concursos em outras regiões, o déficit de escriturários ultrapassa os 10 mil funcionários.

Outra situação preocupante é da área de atendimento. Apesar de não ter concurso válido em nenhuma região do país, o Banco não tem previsão em relação a um novo edital de seleção externa exclusivo para a função.

Em setembro deste ano foi realizada uma reunião entre representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf CUT) da Paraíba e o superintendente do Banco do Brasil no estado, Antonio Carlos Servo.

O objetivo do encontro foi tratar, além da carência de funcionários, o processo de reestruturação das agências a aposentadorias incentivadas.

Na época, a superintendência do Banco do Brasil afirmou que estava realizando um mapeamento das condições de funcionamento das agências na Paraíba. O estado, entre todas as unidades federativas, é um dos que apresenta situação mais calamitosa.

Último concurso Banco do Brasil

Publicado em março deste ano, o edital do concurso Banco do Brasil 2018 mais recente trouxe vagas para a carreira de escriturário. Entretanto, foi levantada a polêmica de que, na verdade, as oportunidades seriam para a área de Tecnologia da Informação.

Apesar de o BB não ter confirmado a hipótese, ela foi corroborada pelo conteúdo programático cobrado na prova, que contou com diversos conteúdos específicos da área. Além disso, a quantidade de questões de informática foi consideravelmente maior que de conhecimentos bancários

Realizado pela Fundação Vunesp, o certame contou com 60 vagas de nível médio, sendo 30 imediatas e 30 em cadastro de reserva. Foi ofertada remuneração inicial de R$ 2.718,73 com acréscimo de vários benefícios.

Os participantes da seleção foram avaliados por meio de prova objetiva e discursiva, sendo que na primeira foi cobrado o seguinte conteúdo programático:

Conhecimentos básicos:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Matemática;
  • Atualidades do Mercado Financeiro.

Conhecimentos específicos:

  • Conhecimentos Bancários;
  • Conhecimentos de Informática;
  • Probabilidade e Estatística.

O resultado final da seleção já foi divulgado e, conforme mencionado anteriormente, os aprovados foram lotados em agências das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.




Voltar ao topo

Deixe um comentário