scorecardresearch ghost pixel



Sem previsão de concurso, BB lidera reclamações de clientes

Com várias agências sofrendo com falta de funcionários, BB não prevê concurso para 2019.



Segundo dados divulgados pelo Banco Central, o Banco do Brasil (BB), liderou reclamações de clientes no último trimestre de 2018.

De acordo com o secretário do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, João Fukunaga, o resultado não é uma surpresa.

Ainda segundo Fukunaga, a posição diz respeito a falta de concursos públicos, e também a falta de atenção aos canais físicos do banco, em detrimento ao atendimento virtual.

Nos últimos dois anos, o banco encerrou as atividades de 670 unidades. Além disso, o BB cortou 10 mil vagas de escriturários no mesmo período.

BB teve dois concursos nos últimos seis anos

Voltando para a falta de concursos públicos, nos últimos seis anos apenas dois editais foram abertos. Sendo um para o Nordeste em 2015, e outro para Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo, em 2018.

O último edital já demonstrava a priorização da área de informática que o banco tomou nos últimos anos.

No certame em questão, foram priorizados candidatos com maior conhecimento em informática, do que em conhecimentos bancários.

A falta de funcionários também foi sentida em Rondônia. Ao receber visita de Gustavo Rocha, superintendente do BB em Rondônia e Acre, o sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia, cobrou solução para as mais de 90 vagas disponíveis no estado.

No encontro, o superintendente afirmou que irá buscar tomar medidas para a situação alarmante no estado. Atualmente a região não dispõe de nenhum edital vigente.

Último Concurso Bando do Brasil

Como mencionado acima, o último concurso do Banco do Brasil passou por algumas alterações. O certame de 2018 para escriturários teve uma nova estrutura.

Na ocasião, a prova de Conhecimentos Específicos contou com 25 questões de conhecimento em informática e cinco de conhecimentos bancários.

A mudança foi surpreendente para vários concurseiros, já que o certame anterior, de 2015, contou com cinco questões de informática e dez de conhecimentos bancários.

O certame de 2015 também contou com cinco questões de cultura organizacional, dez de atendimento, cinco de inglês e dez de técnica de vendas.

Com essa mudança, foi questionado se o cargo era mesmo para escriturários.

A resposta do, até então, diretor de Gestão de Pessoas Caetano Minchillo, foi de que os aprovados poderiam trabalhar em qualquer área do banco. Sendo assim, não só em agências físicas.

Em conclusão, 24 estados não contam com editais válidos. Além disso, o edital de 2015 perdeu a validade em 2017.

Sendo assim, o único edital ainda válido é o do último ano. Este está válido até 4 de julho de 2019, podendo ter o prazo prorrogado.

De qualquer modo, o Banco do Brasil segue sem previsão de novos concursos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário