Boas notícias para concurseiros gaúchos! O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) vai realizar um concurso em breve. Publicação do Diário Oficial desta quinta-feira, 6, traz o nome da empresa escolhida para realizar a seleção.
O concurso Banrisul 2018 terá a Fundação Carlos Chagas (FCC) como banca organizadora. Contudo, ainda não há previsão para a publicação do edital.
A expectativa é de que todas as oportunidades sejam para a carreira de escriturário. A escolaridade mínima exigida para o cargo é ensino médio completo. De acordo com o último concurso, a remuneração inicial do cargo é de R$ 1.796,45, em jornadas de trabalho de 30 horas semanais.
O banco, até o momento, não confirmou os cargos contemplados. Tudo leva a crer a que a carreira contemplada seja a de escriturário porque a última seleção, realizada em 2015, teve a validade expirada em março deste ano.
Na época, foram ofertadas 300 vagas. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários), todos os aprovados, de acordo com a oferta de vagas imediatas, foram convocados.
Recentemente, o SindBancários se mobilizou para cobrar um novo concurso. Segundo o sindicato, a o déficit nos cargos de escriturário chega a 30% em algumas agências.
“Nós temos um quadro profissional atual, com um déficit de 20% a 30% de funcionários por agência. Todas as agências estão com o quadro defasado, o que gera precarização do atendimento e sobrecarga de trabalho para os que estão em exercício”, afirmou Everton Gimenis, presidente do SindBancários .
Concurso Banrisul: Últimos editais foram publicados em 2017 e 2015
Em 2017, o Banrisul realizou com concurso voltado para técnico em técnologia da informação. A carreira tem ensino superior completo como requisito de escolaridade. O certame teve como objetivo a admissão de profissionais das seguintes áreas:
- Gestão de TI (20 vagas);
- Teste de software (uma);
- Administração de banco de dados (três);
- Desenvolvimento de sistemas (53);
- Suporte a plataforma Mainframe (sete);
- Suporte a infraestrutura de TI (19);
- Tecnologia da informação (17).
Os concorrentes foram avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. O exame versou sobre as matérias de Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Legislação referente à equidade de Gênero e Igualdade Racial, além de Conhecimentos Específicos.
No concurso para escriturários, o processo avaliativo constou de prova objetiva. O exame foi constituído de 80 questões de múltipla escolha. As perguntas foram distribuídas entre conhecimentos básicos e específicos, de acordo com o conteúdo programático abaixo.
Conhecimentos Gerais
- Matemática;
- Raciocínio Lógico;
- Língua Portuguesa;
- Domínio Produtivo de Informática.
Conhecimentos Específicos
- Atendimento;
- Conhecimentos Bancários;
- Técnicas de Vendas;
- Ética e Legislação de Equidade de Gêneros e Igualdade Racial.
Detalhes sobre o edital para a carreira de escriturário podem ser conferidos no Edital concurso Banrisul 2015.