scorecardresearch ghost pixel



Concurso IBGE temporários: Verba para Censo está prevista no orçamento 2019

Preparativos para Censo 2020 devem ser intensificados este ano. Previsão de contratação de 250 mil temporários em todos os níveis de escolaridade.



Aprovado pelo Congresso Nacional e, aguardando sanção do presidente Jair Bolsonaro, o Orçamento de 2019 do Governo Federal traz reserva de verbas para o Censo Demográfico 2020. Segundo o documento, serão destinados cerca de R$ 240 milhões para a pesquisa, que é uma das mais importantes do país.

A expectativa é que os preparativos comecem a se intensificar a partir deste ano. Entre as principais ações está a contratação de mão de obra. Para suprir a demanda, devem ser disponibilizadas, ao menos, 250 mil vagas temporárias. As oportunidades devem ter a seguinte distribuição:

Ensino fundamental:

  • Recenseadores – contrato de até cinco meses.

Ensino médio:

  • Agente supervisor – contrato de até nove meses;
  • Agentes municipal e de informática – contrato de até dez meses;
  • Agentes regional e administrativo – contrato de até 12 meses.

Em diversas ocasiões o instituo reforçou a importância dessas contratações para consolidação dos trabalhos do Censo 2020.

Segundo o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, um dos primeiros editais, lançando possivelmente em 2019, será para analista censitário. Esses profissionais atuam diretamente na elaboração do Censo. Para isso, o órgão encaminhou solicitação para realizar um certame com 397 vagas temporárias.

‘É o pessoal que atua, por exemplo, na Informática com desenvolvimento ou manutenção de sistemas e na Logística para compra e distribuição de materiais”, informou Malheiros.

Concurso IBGE 2019: Novo pedido para efetivos será encaminhado ao governo

Diante da negativa do pedido feito em 2017, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informou que vai protocolar uma nova solicitação. De acordo com a Assessoria de Imprensa do órgão, para reforçar o quadro de efetivos, um novo pedido de autorização será encaminhado nas próximas semanas.

Em relação ao quantitativo, a previsão que é os números do último requerimento sejam mantidos. Em 2017, das 1.800 vagas solicitadas, 1.200 eram para o cargo de técnico e 600 para analista. As escolaridades exigidas são ensino médio e superior, respectivamente.

De acordo com o instituto, o pedido feito em 2018 tratava-se de um reforço da solicitação feita no ano anterior.

O IBGE, em diversas situações, reiterou que a carência de profissionais é preocupante, ameaçando, inclusive, todo o plano de trabalho do instituto. Somente nos últimos dez anos – entre 2008 e 2018 – houve redução de aproximadamente 32% da força de trabalho do órgão.




Voltar ao topo

Deixe um comentário