scorecardresearch ghost pixel



Concurso Detran SP pode ter alterações depois de decretos de Doria

Previsto para o mês de janeiro, o certame foi adiado. A autorização conta com 575 vagas, porém, pode sofrer adequações com a decisão do governador.



O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) programava lançar o edital de seu novo concurso público no mês de janeiro. Entretanto, um decreto do novo governador, João Doria, atrasou a liberação do certame.

Na última terça-feira, 1º, o líder do Executivo paulista determinou, por meio de decretos, vária ações para enxugar as despesas. Entre elas, a redução de gastos com o quadro de pessoal.

De acordo com o artigo dois do decreto nº 64.069, publicado em edição do Diário Oficial,  “as autorizações de abertura de concurso público cujas inscrições ainda não tenham sido iniciadas deverão ser reavaliadas pela Secretaria de Governo”.

Com isso, é possível que o concurso sofra algumas adequações, uma vez que o principal objetivo do decreto de Doria é cortar despesas na máquina do estado.

O decreto impacta, não só o concurso Detran 2019, como uma série de outros certames autorizados pela gestão anterior.

Concurso Detran SP 2019

O certame foi autorizado pelo ex-governador, Márcio França, em maio do ano passado. Inicialmente, o órgão previa a abertura de 575 vagas, sendo 375 vagas para oficial de trânsito e 200 para agente de trânsito.

A remuneração inicial estimada para os cargos é de R$ 1.863,00 e R$ 4.657,50, respectivamente. As jornadas de trabalho a cumprir serão de 30 horas semanais.

A escolaridade mínima exigida é ensino médio, para oficial, e nível superior em qualquer área para agente. Esta última exige, ainda, porte de Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”.

Em dezembro do ano passado a Fundação Carlos Chagas (FCC) foi contratada para executar os detalhes técnicos do concurso Detran SP 2019. Com a finalização deste trâmite, a expectativa era de que o edital fosse liberado o quanto antes.

O último concurso do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo ocorreu em 2013. Na época, foram abertas 1.200 vagas, igualmente distribuídas entre as funções mencionadas.

A avaliação dos candidatos contou com provas objetivas (conhecimentos básicos e específicos) e avaliação documental.




Voltar ao topo

Deixe um comentário