scorecardresearch ghost pixel



Concurso IBAMA: Pedido de 1.888 vagas para o Ministério da Economia

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está sofrendo com um grande déficit de pessoal nos últimos anos.



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está sofrendo com um grande déficit de pessoal. No ano passado a solicitação de 1.888 vagas foi cancelada pelo Governo Federal.

Devido a crise financeira do governo federal, o órgão acabou sofrendo a rejeição do pedido de certame.  Em 2017, o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) realizaram uma extensa análise do órgão para saber sobre os aspectos organizacionais da pasta.

O resultado da análise mostrou a necessidade urgente de recomposição do quadro de servidores. Desde 2014, a CGU havia recomendado a realização de novos certames para fortalecer e melhorar a qualidade de atendimento do órgão.

Apesar do pedido rejeitado no ano passado, a pasta já afirmou que pretende solicitar concurso público para provimento de cargos efetivos.  Na solicitação anterior foram pedidas 1.888 vagas.

No montante solicitado, haviam oportunidades para Analista Administrativo (297 vagas), Analista Ambiental (832 vagas) e Técnico Administrativo (759 vagas).

Certame anterior

Os últimos concursos aconteceram nos anos de 2014 e 2012. Em 2014, foram ofertadas 108 vagas. Elas foram distribuídas entre: analistas ambientais (108), analista administrativo (61) e para técnico administrativo (300).

Conteúdo programático

Confira a seguir quais foram os conteúdos cobrados no último certame:

Analista Administrativo: Língua Portuguesa, Matemática, Informática, Atualidades, Raciocínio Lógico, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Administração Geral e Pública, Administração Orçamentária, Legislação do Setor de Meio Ambiente, Orçamento Público, Gestão de Pessoas e Administração de Recursos Humanos.

Analista Ambiental: Atualidades, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Legislação do Setor de Meio Ambiente, Ética no Serviço Público, Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos (por tema).

Técnico Administrativo: Matemática, Atualidades, Língua Portuguesa, Informática, Direito Administrativo, Noções de Administração, Ética no Serviço Público, Noções de Gestão de Pessoas, Noções de Arquivologia, Noções de Direito Constitucional, Legislação do Setor de Meio Ambiente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário