Na última quarta-feira, 13, o Banco do Brasil lançou uma plataforma para se conectar diretamente com startups. Esse tipo de empresa caracteriza-se principalmente pelo modelo de negócios inovador, com o intuito de solucionar as dores dos clientes de forma lucrativa.
Chamada de Startups Labbs, a página tem o objetivo de fechar parcerias entre o banco e empresas que estão em fase de crescimento e possuem projetos sinérgicos com o conglomerado BB. “O Banco do Brasil está com as portas abertas para a comunidade de Startups”, diz a página.
Por meio de um formulário, os interessados devem informar alguns dados sobre a empresa. Ele conta com campos para dados básicos e um campo para um “elevator pitch”, que consiste em uma apresentação tão breve quanto uma conversa de elevador.
Além disso, é necessário informar quais são as sinergias com a instituição financeira, e se a empresa já passou por captação de recursos que não os dos sócios. Se houver uma apresentação em .pdf, .key e .ppt é possível encaminhá-la em anexo.
As startups escolhidas serão convidadas para o Demo Day, ocasião em que poderão conversar pessoalmente com o BB.
Por meio da página, o banco ainda informa quais são seus produtos e serviços oferecidos especialmente para startups. São eles:
- Conta Corrente PJ;
- Gerenciador Financeiro;
- Crédito;
- Pagamentos;
- Seguro Empresarial;
- Soluções para pagamentos de vales alimentação e refeição dos colaboradores da empresa.
BB para desenvolvedores
Outra novidade prometida pelo Banco do Brasil é um ‘Portal de Desenvolvedores’. Para viabilizar o projeto, está convidando especialistas da área a se cadastrarem na plataforma. A partir daí, eles poderão se integrar com os responsáveis pelo setor de negócios digitais da instituição, inclusive, observando a documentação de soluções atuais.
“A comunidade nos ensinou muito e queremos trazer algo ainda melhor. Por este motivo, resolvemos aprimorar nossas soluções para trazer uma plataforma mais robusta e colaborativa”, informa a página.
Na página ‘BB for Developers‘, atualmente, estão disponíveis as seguintes APIs:
- Conta corrente e poupança;
- Fatura de cartão de crédito;
- Fundos de investimento;
- Pagamentos.
APIs nada mais são do que interfaces de programação de aplicações que permitem a integração entre sistemas de empresas diferentes. Isso possibilita que desenvolvedores de terceiros criem aplicativos e serviços para se comunicar com plataformas.
Por fim, para quem está em busca de ainda mais integração, o BB está trazendo, ainda, possibilidade de as startupps participarem do Labbs – Laboratório Avançado do Banco do Brasil. De acordo com a página, o Labbs é é um ambiente de coworking onde são utilizadas metodologias ágeis para experimentação de coisas novas.
Na prática, é o lugar onde o banco cria algumas das suas novidades que depois são lançadas no mercado.
O Labbs está situado em Brasília, , onde são realizadas as etapas de garagem, incubação e aceleração de startups. Há também uma unidade no Vale do Silício, dentro da aceleradora Plug and Play.