Banco do Brasil lança plataforma para fechar parcerias com startups

O objetivo do banco é se conectar a startups que apresentem soluções estratégicas para trabalhar em conjunto com a instituição financeira.

Na última quarta-feira, 13, o Banco do Brasil lançou uma plataforma para se conectar diretamente com startups. Esse tipo de empresa caracteriza-se principalmente pelo modelo de negócios inovador, com o intuito de solucionar as dores dos clientes de forma lucrativa.

Chamada de Startups Labbs, a página tem o objetivo de fechar parcerias entre o banco e empresas que estão em fase de crescimento e possuem projetos sinérgicos com o conglomerado BB. “O Banco do Brasil está com as portas abertas para a comunidade de Startups”, diz a página.

Por meio de um formulário, os interessados devem informar alguns dados sobre a empresa. Ele conta com campos para dados básicos e um campo para um “elevator pitch”, que consiste em uma apresentação tão breve quanto uma conversa de elevador.

Além disso, é necessário informar quais são as sinergias com a instituição financeira, e se a empresa já passou por captação de recursos que não os dos sócios. Se houver uma apresentação em .pdf, .key e .ppt é possível encaminhá-la em anexo.

As startups escolhidas serão convidadas para o Demo Day, ocasião em que poderão conversar pessoalmente com o BB.

Por meio da página, o banco ainda informa quais são seus produtos e serviços oferecidos especialmente para startups. São eles:

  • Conta Corrente PJ;
  • Gerenciador Financeiro;
  • Crédito;
  • Pagamentos;
  • Seguro Empresarial;
  • Soluções para pagamentos de vales alimentação e refeição dos colaboradores da empresa.

BB para desenvolvedores

Outra novidade prometida pelo Banco do Brasil é um ‘Portal de Desenvolvedores’. Para viabilizar o projeto, está convidando especialistas da área a se cadastrarem na plataforma. A partir daí, eles poderão se integrar com os responsáveis pelo setor de negócios digitais da instituição, inclusive, observando a documentação de soluções atuais.

“A comunidade nos ensinou muito e queremos trazer algo ainda melhor. Por este motivo, resolvemos aprimorar nossas soluções para trazer uma plataforma mais robusta e colaborativa”, informa a página.

Na página ‘BB for Developers‘, atualmente, estão disponíveis as seguintes APIs:

  • Conta corrente e poupança;
  • Fatura de cartão de crédito;
  • Fundos de investimento;
  • Pagamentos.

APIs nada mais são do que interfaces de programação de aplicações que permitem a integração entre sistemas de empresas diferentes. Isso possibilita que desenvolvedores de terceiros criem aplicativos e serviços para se comunicar com plataformas.

Por fim, para quem está em busca de ainda mais integração, o BB está trazendo, ainda, possibilidade de as startupps participarem do Labbs – Laboratório Avançado do Banco do Brasil. De acordo com a página, o Labbs é é um ambiente de coworking onde são utilizadas metodologias ágeis para experimentação de coisas novas.

Na prática, é o lugar onde o banco cria algumas das suas novidades que depois são lançadas no mercado.

O Labbs está situado em Brasília, , onde são realizadas as etapas de garagem, incubação e aceleração de startups. Há também uma unidade no Vale do Silício, dentro da aceleradora Plug and Play.

Voltar ao topo

Deixe um comentário