scorecardresearch ghost pixel



Bancos lançam crediário pelo cartão de crédito; entenda como funciona

'Crediário no cartão' foi apresentado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito - Abecs na última quarta-feira, 27.



Nesta quarta, 27, os bancos brasileiros anunciaram a oferta de uma nova forma de crediário, por meio de parcelas no cartão de crédito. A nova alternativa poderá ser contratada no momento da compra, diretamente pelas maquininhas. Serão cobradas taxas de juros a partir de 0,99%. Já o prazo para pagamento será de até 36 meses.

A novidade foi anunciada durante evento da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito (Abecs) em São Paulo. A partir da padronização operacional da modalidade, o cliente poderá simular a transação diretamente na máquina de cartão, antes de realizar a contração do serviço.

Para os comerciantes, a principal vantagem será receber o dinheiro entre dois e cinco dias, como em uma compra do débito, ainda que o cliente faça o pagamento parcelado.

De acordo com a Abecs, “essa alternativa reduz custos e amplia a competitividade do varejista, especialmente do pequeno estabelecimento comercial, que geralmente não conta com capital de giro para financiar suas vendas”.

Dessa forma, o consumidor também poderá perceber benefícios. “Uma vez que a loja recebe à vista, o cliente pode ser beneficiado com descontos em relação ao preço a prazo. A Lei 13.455 autoriza o comércio a cobrar preços diferentes polo mesmo produto ou serviço em função da forma de pagamento (à vista ou parceldo)”, afirmou a Abecs.

Em nota, a entidade afirmou que “com a padronização, os diferentes terminais apresentam as mesmas etapas e mensagens sobre o processo de parcelamento, facilitando a utilização pelo consumidor e pelo lojista. Na simulação, o usuário visualiza as informações das opções de parcelamento oferecidas pelo emissor do seu cartão, como a quantidade e o valor das parcelas, a taxa de juros e o custo efetivo total (CET) do financiamento”.

Taxas, prazos e parcelamento

Embora a padronização operacional tenha sido anunciada há pouco, alguns bancos, como o Bradesco, já estão trabalhando com o produto. Os pilotos foram lançados em fevereiro, com taxas de juros entre 0,99 e 3,99% ao mês, em até 24 meses.

O Santander se prepara para lançar a modalidade no dia 1º de abril. A taxe de juros cobrada será de 1,99% ao mês por até 36 meses. A expectativa é que o crediário represente 10% das transações com cartões de crédito já em 2020.

As tarifas cobradas pelo Itaú ainda não foram divulgadas. No entanto, haverá opções de parcelamento em até 24 meses.

Ainda de acordo com a Abecs, o emissor do cartão deve apresentar ao cliente até três opções de parcelamento, com prazos e valores diferentes.

Da mesma forma, os custos envolvidos na operação deverão ser detalhados. “Essas informações são definidas de acordo com a estratégia comercial de cada empresa, além do perfil de risco e relacionamento ao cliente. Após escolher a opção que melhor se encaixa em seu orçamento, o consumidor digita a senha e conclui a transação”, disse a entidade.

As parcelas do crediário serão lançadas na próxima fatura, segundo a opção contratada. Importante frisar que a concessão do serviço está vinculada ao limite de crédito do cartão, que é restabelecido conforme as prestações do crediário forem sendo pagas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário