scorecardresearch ghost pixel



Assembleia – RN prepara concurso com 100 vagas

Iniciados os preparativos, a expectativa é que o concurso da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para níveis médio e superior saia em breve.



Mais um concurso público a caminho na região nordeste do Brasil! Nesta terça-feira, 19, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALE RN) confirmou à Folha Dirigida que está preparando um novo certame.

A expectativa é que o edital tenha 100 oportunidades. Esta é a quantidade de postos vagos em virtude de aposentadorias que a Casa acumulou nos últimos anos. Entretanto, embora este seja o número de vacâncias por aposentaria, a oferta de vagas da seleção ainda não está fechada, sendo apenas um indicativo.

Atualmente, de acordo com o setor de Gestão de Pessoas, a comissão interna responsável pela seleção está elaborando o termo de referência. O documento funciona como uma minuta do edital. Por isso, contém informações importantes, tais como cargos e a respectiva quantidade de vagas, estrutura das avaliações e cronograma das etapas.

Assim que validado pela administração da Assembleia, o termo de referência será encaminhado às bancas organizadoras interessadas na execução do certame. De modo geral, durante o processo licitatório, a empresa que apresenta os menores preços, atendendo os requisitos estipulados, é a escolhida.

Até o momento, está confirmado que o concurso ALE RN 2019 contemplará quatro carreiras. São elas:

  • Agente de Polícia Legislativa;
  • Consultor Legislativo;
  • Analista Legislativo;
  • Técnico Legislativo.

Ainda nesta terça, 19, a comissão interna passou por alterações em sua composição. O presidente do grupo de trabalho foi substituído pelo assessor técnico legislativo Possidônio José Rodrigues dos Santos.

Em junho do ano passado, o Tribunal de Contas do Estado (TCE RN) determinou que a ALE RN redimensionasse seu quatro de pessoal. O intuito era que o número de efetivos fosse maior que o de comissionados. Atualmente, a Casa possui 1.667 comissionados para apenas 544 concursados.

ALE RN realizou concurso pela última vez em 2013

O último concurso da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi lançado em 2013. A banca organizadora foi a Fundação Carlos Chagas (FCC). Na época, foram abertas 85 vagas em cargos dos níveis médio, técnico e superior.

O referido edital contou com oportunidades para técnico legislativo, assessor técnico de controle interno e analista legislativo. As remunerações iniciais pagas aos aprovados variaram entre R$ 2.609,48 e R$ 17.025,00. As jornadas de trabalho a cumprir são de 40 horas semanais.

Os servidores são contratados via regime estatuário, que confere maior estabilidade empregatícia.

Todos os inscritos foram avaliados por meio de provas objetivas. As disciplinas cobradas no exame variaram dependendo da função pretendida. Foram cobrados itens de:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Raciocínio Lógico;
  • História do Rio Grande do Norte;
  • Constituição do estado;
  • Legislação da Assembleia
  • Conhecimentos Específicos.

Concorrentes às vagas de analista tiveram que elaborar também um texto dissertativo. Para os cargos de técnico, nas especialidades de técnico de hardware, operador de som e programador, foi aplicado, ainda, um estudo de caso.

Foram considerados aprovados os candidatos que atingiram, no mínimo, 240 pontos da prova de Conhecimentos Gerais e 180 pontos na de Conhecimentos Específicos.

Quem pleiteou vagas de técnico legislativo na especialidade taquigrafia, e foi considerado habilitado na etapa anterior, teve que passar por prova prática.




Voltar ao topo

Deixe um comentário