scorecardresearch ghost pixel



Sem orçamento, concurso Assembleia RN pode ficar para 2020

Próximo concurso da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte terá vagas para técnico, analista, consultor e polícia legislativa.



Aguardado para este ano, edital do concurso da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL RN) pode ficar para 2020. Isso porque, conforme apurado junto à comissão interna da seleção, o certame não consta no orçamento aprovado para este ano.

O concurso prevê a abertura de 100 vagas em cargos de técnico e analista, que exigem ensino médio e superior, respectivamente.

Assim sendo, para publicar o edital a Casa terá que solicitar a verba no Projeto Orçamentário de 2020. Até o momento, a Assembleia está autorizada a prover dez vagas na Polícia Legislativo, carreira de nível médio, e dez cagas de consultor legislativo, de nível superior.

Esse projeto está em estágio mais avançado, inclusive, o projeto básico para as 20 vagas já está pronto. De acordo com informações da comissão, grandes bancas organizadora, como por exemplo, Fundação Carlos Chagas (FCC) e Fundação Getúlio Vargas (FGV) chegaram a analisar o documento.

Entretanto, por conta do baixo quantitativo de vagas, nenhuma delas aceitou a proposta. Com isso, os preparativos estão suspensos. A presidência da comissão passou por uma alteração em março e ainda não acertou como serão os rumos do certame.

Concurso AL RN

A intenção da AL RN é realizar uma única seleção no próximo ano, incluindo os seguintes cargos:

  • Técnico Legislativo;
  • Analista Legislativo;
  • Polícia Legislativa;
  • Consultor Legislativo.

O único entrave, no entanto, é a questão orçamentária.

A seleção para os cargos de técnico e analista legislativo está em fase inicial. Atualmente, a comissão está estudando a necessidade de pessoal. Segundo os membros do grupo de trabalho, há mais de 100 cargos vagos. Contudo, ainda não é certo que a presidência da Casa vai dar aval para este quantitativo de vagas.

Em junho do ano passado, o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE RN) determinou que a Assembleia realizasse o redimensionamento do seu quadro de servidores. A intenção é que exista uma proporção na qual o número de efetivos seja superior ao de comissionados.

Atualmente, a AL RN tem 1.667 trabalhadores comissionados e 544 efetivos, ou seja, 75,4% de comissionados e 24,6% de efetivos.

Último concurso AL RN foi em 2013

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte lançou seu último certame em 2013. A banca organizadora foi a Fundação Carlos Chagas (FCC). A seleção abriu 85 vagas em carreiras dos níveis médio, técnico e superior.

Foram disponibilizadas chances para técnico legislativo, assessor técnico de controle interno e analista legislativo. Os vencimentos iniciais pagos aos aprovados variaram entre R$ 2.609,48 e R$ 17.025,00. As jornadas de trabalho a cumprir foram de 40 horas semanais.

Todos os participantes foram avaliados por meio de provas objetivas. As matérias cobradas na avaliação variaram de acordo com a função pretendida. Foram cobrados itens de:

  • Matemática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Língua Portuguesa;
  • História do Rio Grande do Norte;
  • Constituição do estado;
  • Legislação da Assembleia
  • Conhecimentos Específicos.

Inscritos para as vagas de analista tiveram que elaborar, ainda, um texto dissertativo. Para os cargos de técnico, nas especialidades de técnico de hardware, operador de som e programador, foi aplicado, também, um estudo de caso.

Foram considerados aprovados os candidatos que atingiram, no mínimo, 240 pontos da prova de Conhecimentos Gerais e 180 pontos na de Conhecimentos Específicos.

Quem pleiteou vagas de técnico legislativo na especialidade taquigrafia, e foi considerado habilitado na etapa anterior, teve que passar por prova prática.




Voltar ao topo

Deixe um comentário