scorecardresearch ghost pixel



Força Aérea Brasileira divulga edital EpCar com 180 vagas!

Força Aérea Brasileira (FAB) abre vagas de nível fundamental para Curso Preparatório de Cadetes do Ar.



Divulgado mais um edital de concurso público para a Força Aérea Brasileira (FAB). A Diretoria de Ensino da Aeronáutica tornou público o documento com as regras do Exame para Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (EpCar), ingresso em 2020.

O certame abre 180 vagas de nível fundamental, sendo 160 para candidatos do sexo masculino e 20 para o feminino. Dentro do quantitativo total de vagas, 20% estão reservadas para candidatos autodeclarados negros.

Além da escolaridade mínima exigida, para concorrer a uma das vagas é necessário ter entre 14 e 19 anos de idade, até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Comece a estudar: Apostilas preparatórias para o Exame de Admissão FAB 2019

A Escola Preparatória está localizada em Barbacena, Minas Gerais. Importante frisar que a formação da instituição tem duração de três anos, em regime de internato, e equivale ao ensino médio regular do Sistema Nacional de Ensino.

O Curso destina-se a preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo.

No momento de matrícula, o candidato passa à situação de Aluno da EpCar, na condição de praça especial. Durante todo o curso, o aluno fará jus à remuneração de acordo com a legislação vigente, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

De acordo com a tabela de 2019, a remuneração inicial fica em R$ 1.044,00. Entretanto, deve sofrer reajustes no próximo ano.

Inscrições concurso EpCar 2019

Interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever em breve! O período de recebimento das solicitações se estenderá de 4 a 23 de abril de 2019.

As inscrições serão recebidas exclusivamente pela internet, por meio do site oficial da FAB. Valor de R$ 60,00 será cobrado como taxa de participação.

Etapas e provas concurso EpCar 2019

De acordo com o edital, a presente seleção avaliará os candidatos por meio das seguintes etapas:

  • Provas Escritas;
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC);
  •  Validação Documental.

Enquanto as provas escritas são de caráter eliminatório e classificatório, as demais etapas possuem apenas caráter eliminatório.

Os exames escritos constarão de uma prova objetiva e uma redação. A primeira versará sobre conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa. Ambas serão realizadas no dia 7 de julho de 2019, no período matutino.

O processo seletivo é de âmbito nacional. Contudo, haverá locais de prova apenas nas cidades onde se encontram as Organizações Militares de Apoio. Confira as localidades de realização das etapas:

Mais informações sobre o certame estão disponíveis no Edital EpCar 2019.




Voltar ao topo

Deixe um comentário