scorecardresearch ghost pixel



Concurso Força Aérea 2018: Informações sobre editais e inscrições

Corporação tem edital aberto com 84 vagas destinadas ao Exame de Admissão os Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e Infantaria.



Força Aérea Brasileira (FAB) é objeto de desejo de jovens que sonham com a carreira militar. A instituição tem como missão principal manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria.

Em fevereiro, a corporação lançou processo seletivo para o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica. Em março de 2018, a FAB publicou edital com 84 vagas destinadas aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e Infantaria da Academia da Força Aérea (AFA).

Os editais não pararam por aí! A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou edital com 180 vagas para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (EPCAR). A escola está localizada na cidade de Barbacena, no estado de Minas Gerais.

Confira as escolas e estágios que possibilitam o ingresso na Força Aérea Brasileira, bem como o status de seus respectivos processos seletivos.

Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (IE/EA CFS 2/2019)

Pela segunda vez em 2018 a Aeronáutica publicou edital para admissão no Curso de Formação de Sargentos, dessa vez, para ingresso no segundo semestre de 2019. O edital abre 279 vagas com iniciais de R$ 3,8 mil.

Podem se inscrever candidatos de ambos os sexos, desde que tenham ensino médio completo, idade entre 17 e 25 anos, além do cumprimento de outros requisitos previstos em edital. Confira a distribuição das vagas:

Os candidatos serão selecionados por meio de seis etapas:

a) Provas Escritas;
b) Inspeção de Saúde (INSPSAU);
c) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
d) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
e) Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e
f) Validação Documental.

As primeiras estão previstas para 25 de novembro, com conteúdos de Línguas Inglesa e Portuguesa, Física e Matemática. Para os concorrentes às vagas das opções 1, 2 e 3, a prova de Língua Inglesa será em nível básico. Já para os inscritos para os cargos de Controle de Tráfego Aéreo (BCT), a prova de Língua Inglesa será em nível intermediário.

As inscrições ficarão abertas entre 12 de agosto e 10 de setembro pelo site da FAB. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 60,00.

Todos os detalhes estão disponíveis no EDITAL EXAME DE ADMISSÃO CFS/FAB 2019.

Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR)

Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR)

O edital foi publicado em abril de 2018 trazendo 180 vagas divididas entre candidatos dos sexos masculino (160) e feminino (20). Para participar, o candidato deve ter escolaridade mínima de ensino fundamental, além de idade entre 14 e 18 anos até 31 de dezembro de 2019.

A avaliação dos inscritos será composta por cinco etapas. Na primeira, provas escritas de Matemática, Redação, Línguas Inglesa e Portuguesa. Posteriormente, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, avaliação do condicionamento físico e validação documental.

A primeira etapa tem data de aplicação provável em 08 de julho nas cidades que sediam as Organizações Militares de Apoio. Sendo aprovado em todas as fases, incluindo Junta Especial de Avaliação (JEA), o aluno deve ser apresentar à EPCAR em janeiro de 2019.

Conforme já mencionado, a escola está localizada na cidade mineira de Barbacena. O curso tem duração de três anos em grade composta por disciplinas típicas do ensino médio, além de Desenho, Arte, Informática e Psicologia. O candidato será habilitado como Aluno da EPCAR (praça especial).

Durante o curso, o Praça Especial perceberá remuneração prevista em legislação específica, além de alojamento, alimentação, fardamento, assistências médica e dentária. Concluindo-o com aproveitamento, o aluno pode concorrer à quantidade prevista de vagas para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores da AFA.

Mais informações podem ser acessadas pelo edital: IE/EA CPCAR 2019

Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)

Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (EACFS)

O processo seletivo foi aberto em fevereiro de 2018, trazendo 227 vagas para sargento. Para concorrer, o candidato deveria atender, entre outras exigências, a conclusão de ensino médio.

As especialidades contempladas são Mecânica de Aeronaves, Guarda e Segurança, Material Bélico, Controle de Tráfego Aéreo e Equipamento de Voo.

O processo de seleção se dará por meio de provas escritas, concentração intermediária e final, terminando com validação documental. A primeira etapa tem data prevista para o dia 27 de maio, com locais e horários divulgados a partir do dia 01º do mesmo mês.

Ao serem aprovados em todas as etapas, os candidatos serão matriculados no Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS). O curso é ministrado em Guaratinguetá (SP) e tem duração aproximada de dois anos ao longo dos quais são abrangidas instruções de Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

A formação é reconhecida como curso técnico, de nível médio, constando no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.  Aqueles que concluírem o curso, segundo o Plano de Avaliação, comporão o Quadro de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (QSS), do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica (CPGAER).

Maiores informações constam nas Instruções Específicas para o Exame de Admissão.

Em julho de 2017, a FAB publicou edital, também, para o EA -CFS. Desta vez, foram disponibilizadas 288 vagas distribuídas da seguinte maneira:

Para participação, era exigido atendimento aos requisitos de escolaridade (ensino médio), idade (mínima de 17 e máxima de 25 anos), dentre outros. As vagas são para ambos os sexos, exceto para a especialidade de Guarda e Segurança, que é ofertada apenas a candidatos do sexo masculino.

A seleção dos candidatos se deu por meio das seguintes etapas: provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.

A primeira etapa foi aplicada em outubro. A concentração final e habilitação para matrícula está prevista para o dia 1 de julho de 2018.

O andamento do processo encontra-se detalhado na página de ingresso na EEAR. Já o edital pode ser visualizado pelo link: Edital IE/EA CFS 2/2018.

Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS)

As inscrições para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) foram abertas em janeiro de 2018. O edital trouxe 183 vagas para sargento de níveis médio e técnico.

As oportunidades foram distribuídas entre as especialidades de Radiologia, Administração, Laboratório, Enfermagem, Topografia, Eletricidade, Obras, Eletrônica, Informática e Pavimentação.

Além da escolaridade, os interessados deveria, também, atender aos requisitos relacionados à idade (entre 17 e 25 anos).

A seleção se dará por meio de provas escritas de Conhecimentos Específicos e Língua Portuguesa; exame de aptidão psicológica; inspeção de saúde; teste de avaliação do condicionamento físico; prova prática e validação documental. A primeira parte tem aplicação prevista para 22 de abril, em 16 cidades brasileiras.

Quando aprovado em todas as etapas, o candidatos será apresentado perante a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), no dia 13 de janeiro do próximo ano, na cidade paulista de Guaratinguetá.

O curso terá a duração de 12 meses e é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP. O estágio abrange instruções nos Campos Militar e Técnico-Especializado.

Os formandos do EAGS serão distribuídos e classificados nas OM do COMAER, abrangendo todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

Disposições gerais visualizadas no edital.

Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR)

Encerraram, em 28 de fevereiro de 2018, as inscrições para o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR). O edital foi lançado em janeiro do mesmo ano, trazendo 54 vagas para profissionais de nível superior.

As oportunidades foram distribuídas conforme detalhado a seguir, com suas respectivas exigências quanto à idade:

  • Exames de Admissão de Engenheiros, Dentistas e Farmacêuticos: máximo de 36 anos até 31/12/2019

  • Exames de Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio: máximo de 32 anos até 31/12/2019

  • Exames de Admissão ao Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães: entre 30 e 40 anos até 31/12/2019

A avaliação dos candidatos se dará em cinco etapas. São elas: provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica e avaliação física, finalizando com validação documental. Candidatos à dentistas e farmacêuticos passam, ainda, por prova prático-oral.

Os exames escritos abordarão conteúdos de Língua Portuguesa e Redação, com aplicação prevista em 13 estados brasileiros.

Ao ser aprovado em todas as fases, o candidato é matriculado no estágio do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), ministrado em Belo Horizonte (MG). A duração é de 17 semanas, compreendendo instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

Informações detalhadas podem ser visualizadas nos editais:

Edital IE/EA EAIC 2019

Edital IE/EA EAOEAR 2019

Edital IE/EAOAP 2019

Edital IE/EA CADAR 2019

Edital IE/EA CAFAR 2019

Quadro de Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados (QOCon)

O último processo seletivo destinado ao QOCon foi lançado em 2017 focando em profissionais de nível superior. Foram disponibilizadas 917 vagas para contrato temporário na área da saúde.

a) Oficiais Técnicos/Magistério: 430 para localidades de todo o território nacional.

b) Oficiais Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários: 487 para localidades de todo o território nacional.

Para concorrer, os candidatos deveriam atender aos seguintes requisitos:

a) Oficiais Técnicos: diploma de ensino superior e, dependendo da especialidade, Registro Profissional;

b) Oficiais Médicos: diploma de ensino superior, Residência Médica na especialidade pleitada pelo candidato (exceto para Clínica Médica) e registro no Conselho Regional de Medicina;

c) Oficiais Médicos (somente para a especialidade Clínica Médica), FarmacêuticosDentistas e Veterinários: diploma de ensino superior e registro no Conselho Regional da Profissão.

Maiores informações sobre cada edital aqui.

Em 2016, processo para os Oficiais foi aberto, porém, ofertando menor quantidade de vagas – 450. As oportunidades foram destinadas a diversas especialidades, a saber:

– Magistério: Artes Plásticas, Administração, Biologia, Educação Física, Física, Filosofia, Economia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Sociologia, Geografia/ Relações Internacionais, Matemática e Sistemas de Informação.

– Demais áreas: Administração, Arquitetura, Arquivologia, Análise de Projetos (administração, engenharia civil), Análise de Sistemas, Biologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais, Educação Física, Enfermagem, Engenheiro Agrimensor, Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Química, Engenharia de Telecomunicações, Estatística, Economia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Jornalismo, Nutrição, Museologia, Relações Públicas, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social, Serviços Jurídicos, e Terapia Ocupacional.

Academia da Força Aérea (AFA)

Divulgado em março de 2018, o edital com Instruções Específicas para os Exames de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e Infantaria da AFA trouxe 84 vagas.

Como requisitos, o candidato deve atender ao ensino médio completo e idade entre 17 e 23 anos  (incompletos até 31/12/19). Os Cursos de Formação de Oficiais Aviadores e Intendentes são disponibilizados para ambos os sexos. Os Cursos de Formação de Oficiais de Infantaria são destinados a candidatos do sexo masculino.

Os inscritos serão selecionados em seis etapas, sendo elas:

  •  Provas Escritas: Línguas Inglesa e Portuguesa, Física, Matemática e Redação
  • Inspeção de Saúde
  • Exame de Aptidão Psicológica
  • Avaliação do Condicionamento Físico
  • Aptidão à Pilotagem Militar (Oficiais Aviadores)
  • Validação Documental

A primeira etapa tem aplicação prevista para 24 de junho, em 16 cidades brasileiras.

Sendo aprovado em todas as etapas, o candidato é matriculado na AFA, situada na cidade de Pirassununga, em São Paulo.

O curso ministrado tem equivalência ao nível superior da fase de Formação do Ensino Aeronáutico. A duração é de quatro anos em regime de internato.

Aos concluintes dos cursos de formação de oficiais de infantaria, são conferidos os títulos de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública; Bacharel em Ciências Militares; Bacharel em Ciências da Logística e Bacharel em Ciências Aeronáuticas.

Maiores detalhes disponíveis pelos editais:

Edital IE/EA CFOINF 2018

Edital IE/EA CFOINT 2018

Edital IE/EA CFOAV 2018

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Uma das instituições de ensino superior mais respeitadas do país abriu seu último vestibular em agosto de 2017, ofertando 110 vagas no curso de graduação em Engenharia. Do total de vagas, 25 são destinadas àqueles que desejam compor o Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa e da Reserva da Aeronáutica.

O Curso de Graduação em Engenharia tem duração de cinco anos, dos quais os 2 dois primeiros anos constituem o Curso Fundamental, comum a todos os alunos enquanto os três últimos correspondem aos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia.

As especialidades  oferecidas são: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica. As vagas, por especialidade, serão preenchidas de acordo com a classificação dos candidatos obtida no Processo Seletivo, em cada uma das categorias, obedecendo a ordem de prioridade indicada na ficha de inscrição e o quantitativo fixado em Portaria.

Os que desejarem seguir carreira na Aeronáutica são designados ao Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ). A missão é formar Aspirantes a Oficial da Reserva da Aeronáutica de 2ª Classe, por meio do Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR).

O CPOR transcorre concomitantemente ao 1º ano do Curso Fundamental de Graduação em Engenharia e prepara, para o futuro ingresso no Quadro de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica, Aspirantes a Oficial convocados, por meio do Estágio de Formação Militar (EFME).

O estágio ocorre simultaneamente aos três anos do Curso Profissional de Graduação em Engenharia do ITA. O número de vagas é definido pelo Comando da Aeronáutica.

Todos os alunos do CPOR são militares e remunerados segundo a Tabela de Soldos dos Militares das Forças Armadas, condição de Aluno de Órgão de Formação de Oficiais da Reserva. A duração do CPOR é de um ano letivo dividido em duas fases.

A primeira tem duração de 30 dias, realizada em regime de internato, durante o qual os alunos estarão voltados para atividades militares, sob coordenação do CPORAER-SJ. A segunda será distribuída no transcorrer do 1º ano do Curso Fundamental de Graduação em Engenharia.

Maiores informações sobre o vestibular do ITA aqui.

Inscrições Concurso Força Aérea 2018

Atualmente, apenas um dos processos para ingresso na FAB encontra-se com inscrições abertas – Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e Infantaria da Academia da Força Aérea (AFA).

As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de abril, pelo site de admissões da FAB. Nele, o interessado deve selecionar a escola militar e curso desejados, bem como seus respectivos editais.

É cobrada taxa de R$ 70,00 para candidatura. Podem pedir isenção candidatos cadastrados no CadÚnico e membros de famílias de baixa renda.

Entre os dias 18 de abril e 08 de maio, estarão abertas as inscrições para o CPCAR. O candidato deve acessar a página da EPCAR, seguindo as instruções para participação. Será cobrada taxa no valor de R$ 60,00.




Voltar ao topo

Deixe um comentário