scorecardresearch ghost pixel



Concurso Marinha para sargentos músicos abre inscrições nesta segunda, 01

Concurso para sargentos músicos foi retificado nesta segunda-feira. Edital abre 40 vagas de nível médio e salário inicial de até R$ 3.825,00!



O concurso para sargentos músicos da Marinha do Brasil foi retificado. As alterações dizem respeito, principalmente, ao quadro de vagas, com redistribuição das 40 chances disponibilizadas. As inscrições para o certame começaram nesta segunda, 1º de abril.

De acordo com o edital de retificação, o naipe Clarinete em Bb teve o quantitativo alterado de sete para seis vagas. Outra mudança importante foi o acréscimo da modalidade Harpa ao certame. O naipe contará com uma vaga.

As demais vagas abertas pelo concurso para sargentos músicos permanecem inalteradas. Confira a distribuição: percussão – bateria completa (cinco vagas), violoncelo (uma), tuba em Bb (quatro), eufônio em Bb (duas), trombone tenor (quatro), trompa (duas), trompete em Bb (cinco), saxofone tenor (duas), saxofone alto (três), oboé (uma), flauta transversal (uma), fagote (uma), contra baixo acústico (uma) e clarinete baixo Bb – clarone (uma).

Para concorrer às vagas é necessário ter ensino médio completo. Além disso, exige-se idade entre 18 e 25 anos, até o 1º de janeiro de 2020 e altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m. Candidatos do sexo masculino, em especial, não podem estar isentos do serviço militar.

Ao término da graduação, os vencimentos serão de até R$ 3.825,00, com acréscimo de adicionais militar e de habilitação. No entanto, o valor é referente ao ano de 2019 e poderá sofrer reajustes em 2020.

As inscrições serão recebidas até 29 de abril de 2019. As solicitações devem ser realizadas por meio do site do Comando Geral da Marinha, na aba “Concursos para o CFN”, ou presencialmente, em um dos endereços indicados no edital.

Provas concurso Marinha para sargentos músicos

Conforme estabelecido em edital, o presente concurso avaliará os concorrentes por meio de sete etapas, a saber:

  • Exame de escolaridade (prova específica de música e prova de expressão escrita);
  • Prova prática de música;
  • Verificação de dados biográficos;
  • Inspeção de saúde;
  • Teste de aptidão física de ingresso;
  • Avaliação psicológica;
  • Verificação de documentos.

Ainda de acordo com o regulamento, a avaliação específica de música constará de 25 questões de múltipla escolha. Serão cobrados conteúdos de escala geral, enarmonia, história da música, intervalos, modulação, acordes, escala cromática, entre outros temas.

A prova de expressão escrita, por sua vez, consistirá na elaboração de um texto dissertativo versando sobre assunto de importância nacional ou fato atual.

O exame de escolaridade tem aplicação prevista para 29 de junho de 2019. Os locais de prova serão divulgados no site da marinha em data oportuna.

O Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais (C-FSG-MU-CFN) tem duração aproxima 18 semanas e é realizado no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, no Rio de Janeiro, em regime de internato e dedicação exclusiva.

Veja mais informações acessando o Edital concurso Marinha Sargentos Músicos 2019.




Voltar ao topo

Deixe um comentário