Termina nesta terça-feira, 30, o período de inscrições para o concurso da Polícia Civil do Espírito Santo (PC ES). Previstas para terminar na última quarta-feira, as inscrições foram prorrogadas. Além disso, na última quarta a corporação divulgou importantes retificações no edital.
As candidaturas devem ser realizadas pela internet, através do site da banca organizadora, o Instituto Acesso. Será cobrada taxa de participação de R$ 138,00.
O certame abre 33 vagas no cargo de delegado. Para concorrer a uma delas é necessário ter ensino superior completo em Direito e comprovar, no mínimo, três anos de prática forense, após a conclusão do curso de Direito, ou três anos de atividade policial, em qualquer instituição de segurança pública, devidamente comprovada.
Aprovados no concurso delegado PC ES 2019 farão jus a vencimento inicial de R$ 10.058,56. A jornada de trabalho a cumprir será de 40 horas semanais.
Etapas concurso PC ES
Conforme expresso em edital, os participantes da seleção serão avaliados por meio de sete etapas, a saber:
- 1ª Etapa – Prova escrita de conhecimento objetivo – caráter eliminatório e classificatório;
- 2ª Etapa – Prova discursiva – caráter eliminatório e classificatório;
- 3ª Etapa – Exame de aptidão física, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico – caráter eliminatório e classificatório;
- 4ª Etapa – Prova oral – caráter eliminatório e classificatório;
- 5ª Etapa – Avaliação de títulos – caráter classificatório e comprovação do tempo mínimo de prática forense ou atividade policial – caráter eliminatório;
- 6ª Etapa – Sindicância de vida pregressa – caráter eliminatório;
- 7ª Etapa – Curso de Formação Profissional – caráter eliminatório.
As cinco primeiras serão realizadas aos cuidados do Instituto Acesso, enquanto as demais ficarão a cargo da Polícia Civil do Espírito Santo.
Provas concurso PC ES
Na primeira etapa do certame, os candidatos serão avaliados por meio de prova objetivo. De acordo com o cronograma da seleção, o exame será aplicado no dia 14 de julho de 2019. O exame será realizado no turno vespertino e terá 5h30 horas de duração.
Conforme retificação, a avaliação será composta por 100 questões de múltipla escolha a respeito do seguinte conteúdo programático:
- Direito Penal (21 questões);
- Direito Processual Penal (21 questões);
- Direito Administrativo (16 questões);
- Criminologia (13 questões);
- Direito Constitucional (13 questões);
- Direitos Humanos (quatro questões);
- Direito Civil (cinco questões);
- Medicina Legal Judiciária (quatro questões);
- Legislação Estadual (quatro questões).
Por conta da redução de 20 questões, as disciplinas de Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Administrativo terão mais peso que as demais: 1.4, 1.4 e 1.2, respectivamente.
Somente candidatos habilitados na prova objetiva serão convocados para a etapa discursiva. Ela constará da elaboração de peça prática, uma questão de Direito Penal, uma questão de Direito Processual Penal e uma questão de Direito Constitucional.
A validade do certame será de dois anos, podendo ser renovada por mais dois anos, a critério e conveniência da administração pública.
Informações detalhadas estão disponíveis no Edital concurso delegado PC ES 2019.