scorecardresearch ghost pixel



Concurso PF: governo anuncia convocação de mil aprovados

Declaração foi feita pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, durante coletiva de imprensa em comemoração aos 100 dias do governo Jair Bolsonaro.



Como confirmado por Luis Boudens, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), ao site Folha Dirigida, foi divulgado nesta quinta-feira (11) a convocação de excedentes do concurso da Polícia Federal (PF).

Segundo declaração do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, serão chamados mil aprovados. O anúncio foi feito na coletiva de imprensa em comemoração aos 100 dias do governo do presidente Jair Bolsonaro, realizada no Palácio do Planalto.

As mil convocações representam 100% a mais do que o total de vagas imediatas ofertadas no certame, que eram 500. No entanto, ainda não suprem o déficit atual do quadro pessoal da PF.

De acordo com dados da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), a corporação tem 4.330 cargos vagos. A carreira com maior carência é a de agente, que possui um déficit de 2.425 servidores.

Novo concurso público da PF à vista?

Além da convocações dos aprovados no último concurso da PF, há a possibilidade de um novo certame ser realizado. A justificativa é a criação de um escritório de operações e inteligência integrado, que irá atuar nos pontos das fronteiras do país.

O projeto, anunciado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, deve reunir servidores da PF, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal (RF), Forças Armadas (FA) e representantes das polícias locais. A proposta visa fortalecer o combate ao tráfico de drogas e armamentos, intenso na área das fronteiras.

Com a necessidade de agentes da PF no projeto, um novo concurso pode então vir a ser realizado. No momento, a corporação enfrenta atualmente um alto déficit de pessoal no seu quadro de servidores.

De acordo com o jornal O Globo, o plano é que Moro apresente o projeto-piloto finalizado até o fim do ano. A implantação do primeiro escritório será em Foz do Iguaçu, no Paraná, cidade que faz fronteira com o Paraguai e a Argentina.

Caso o projeto apresente bons resultados, novos escritórios devem ser estabelecidos em outros pontos das fronteiras brasileiras.

Número de novos convocados da PRF segue incerto

Quanto às convocações do concurso PRF, os candidatos ainda seguem em expectativa. Apesar da declaração de Boudens, na coletiva, não foi anunciado nenhuma informação relacionada a corporação, apenas a PF.

Ainda não se sabe quantas vagas podem ser preenchidas na PRF. O número varia de acordo com a região – quem lidera é o Pará, com 48 convocações. Confira aqui a relação completa por estado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário