scorecardresearch ghost pixel



Débito automático: Economia ou Armadilha?

O débito automático se tornou sinônimo de praticidade para pessoas com a rotina apertada. Porém, usuários que não se atentam ao extrato bancário podem pagar serviços inutilizados.



Com a correria do dia a dia e com as diversas tarefas a serem realizadas diariamente, diversas pessoas optam por terem suas contas pagas no débito automático. Porém, pelo mesmo motivo, uma parcela desses usuários se esquecem de conferir mensalmente o extrato de sua conta e verificar o que está sendo pago de modo automático.

Dessa forma, caso não ocorra o constante monitoramento da conta e de seus débitos, o usuário pode acabar pagando por taxas extras sem perceber e perder o controle de seu orçamento.

Como funciona o débito automático?

É indiscutível a quantidade de contas que os brasileiros pagam atualmente, entre elas: conta de água e energia, telefone, internet, tv a cabo, serviços streaming, fatura do cartão de crédito e diversas outras.

O débito automático é um serviço bancário que permite que todas essas contas sejam debitadas automaticamente na conta do cliente, em suas respectivas datas de vencimento. O débito só é feito caso o cliente possua saldo na conta.

Desse modo, esse serviço se demonstra interessante para as pessoas que possuam diversas contas a pagar e que possam acabar se esquecendo de alguma. O banco não cobra nenhuma tarifa pela modalidade.

Débito automático pode virar armadilha

Para as pessoas que não possuem o completo controle de seu orçamento mensal e que colocam todas as contas nessa função, o débito automático pode se tornar uma armadilha devido ao dono da conta não saber quais foram as contas pagas.

Além disso, o contrário também é comum de acontecer. É o caso de pessoas que se esquecem que as contas continuam sendo debitadas. Esse fato faz com que serviços que não são mais úteis ou usados continuem sendo pagos sem que o consumidor se dê conta.

Dessa forma, é importante que o indivíduo possua controle de suas contas e coloque no débito automático apenas contas que são essenciais mensalmente, como contas de energia, cartão de crédito e planos de saúde.

Vale lembrar que caso o consumidor não ache o serviço vantajoso, é possível solicitar o cancelamento do débito automático a qualquer momento, voltando a pagar contas da maneira tradicional.

Como cadastrar contas no débito automático?

Para colocar contas na função de débito automático, o cliente deve solicitar autorização ao banco, visto que as empresas não possuem autonomia para cobrar as contas dessa maneira sem a autorização do cliente.

Entretanto, alguns serviços oferecem esse modo de pagamento durante a contratação. A empresa fornece um número para o cliente cadastrar em seu internet banking e possibilitar a cobrança automática mensalmente.

Além disso, também é possível que o usuário informe seus dados bancários nos sites da empresa fornecedora do serviço para o débito. Também é possível realizar o cadastramento pelo aplicativo do banco ou por telefone, por meio das centrais de atendimento.

De todo modo, é necessário que a indivíduo possua em mãos seus dados pessoas, dados bancários e as contas que deseja colocar em débito automático.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário