scorecardresearch ghost pixel



Microcrédito Produtivo: o empréstimo para microempreendedor vale para beneficiários do Bolsa Família?

Iniciativa do governo federal parte do Plano Progredir, o Microcrédito Produtivo Orientado é um empréstimo destinado ao fortalecimento de pequenos negócios.



Quer iniciar ou investir no seu pequeno negócio mas não tem dinheiro? O Governo Federal pode te dar uma ajuda por meio de um empréstimo pelo Plano Progredir: o Microcrédito Produtivo Orientado (MPO).

Criado para promover a autonomia das famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e beneficiárias do Programa Bolsa Família, o Progredir é um conjunto de ações que visam a geração de emprego e renda.

Coordenado pela Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Progredir atua, mediante parcerias públicas e privadas. em três eixos: intermediação de mão de obra, qualificação profissional e empreendedorismo.

É neste terceiro eixo, empreendedorismo, que o Progredir concede o empréstimo Microcrédito Produtivo Orientado. Voltado para microempreendedores de baixa renda, sejam formais ou informais, este empréstimo é concedido por um dos bancos parceiros do programa: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BnB) e Banco da Amazônica (Basa).

Conheça mais sobre o empréstimo abaixo:

O que é o Microcrédito Produtivo Orientado (MPO)?

É um empréstimo em dinheiro oferecido a microempreendedores de baixa renda que desejam iniciar ou investir em seu próprio negócio. Foi lançado em 2011 pelo governo federal, com o objetivo de estimular a geração de empregos, criar novos negócios e estimular a formalização de empreendedores.

Quem tem acesso ao Microcrédito Produtivo Orientado?

Para ter acesso ao empréstimo, é preciso estar inscrito no Cadastro Único ou ser beneficiário do Bolsa Família e, então, se cadastrar no site do Plano Progredir.

Feito o cadastro, faça o login e clique em “Microcrédito”. Aparecerão duas opções de questionário: “Quero ser Microempreendedor” e “Já sou Microempreendedor”. Preencha aquele que se se encaixa com o seu perfil.

É pelas informações que você fornecer no formulário que os bancos parceiros do Progredir irão avaliar se oferecerão o empréstimo. Para que eles tenham acesso, é necessário que você autorize o envio de seus dados para os bancos ao final do questionário.

Qual o valor do Microcrédito Produtivo Orientado?

O valor do empréstimo depende do banco. Cada caso será analisado individualmente e assim, a instituição irá decidir qual o valor do MPO.

Qual o valor dos juros do Microcrédito Produtivo Orientado?

Assim como o valor do empréstimo, as taxas de juros dependem da avaliação do banco parceiro do Progredir.

É possível pegar o microcrédito com o CPF negativado?

Depende da decisão do banco. Alguns podem até liberar o empréstimo, mas normalmente, o microcrédito só é aprovado caso a restrição seja resolvida.

O dinheiro do microcrédito pode ser usado para outras dívidas?

Não. O empréstimo MPO é destinado exclusivamente para despesas ligadas ao início ou ao investimento em um negócio.

O microcrédito é descontado do Bolsa Família?

Não. As parcelas do empréstimo não podem ser descontadas do valor do benefício da Bolsa Família.

Após o cadastro, quando será feito o contato pelo banco?

Logo que o questionário é respondido, o MDS disponibiliza os dados para os bancos parceiros do Progredir. As instituições da sua região irão fazer a avaliação de seu perfil e decidir se vão entrar em contato com você. Dessa forma, não há como determinar um prazo para este contato.

É importante observar que caso não existam bancos parceiros do Progredir em sua região, não será possível fazer o empréstimo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário