scorecardresearch ghost pixel



Novo concurso PM CE pode ser anunciado em breve

Governador aguarda aval para realizar novo concurso da Polícia Militar do Ceará. Edital terá vagas de nível médio para a carreira de soldado.



O novo concurso da Polícia Militar do Ceará (PM CE) voltou a entrar em pauta. Na última terça-feira, 2, durante transmissão ao vivo em sua página o Facebook, o governador Camilo Santana falou sobre a promessa de reforçar o quadro de policiais militares do estado.

Confirmando a intenção de aumentar o quantitativo de servidores, Santana afirmou que “o certo é que contratarei nos próximos quatro anos de governo novos policiais militares para melhorar e ampliar o efetivo”.

Embora tenha demonstrado intenção de abrir o concurso em diversas ocasiões, o governador esperava até 31 de março por um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE CE) para saber se poderia convocar remanescentes de certames anteriores. Em caso de resposta negativa, o caminho estaria livre para liberação do concurso PM CE 2019.

Em seu já tradicional bate-papo, o líder do Executivo cearense explicou que ainda não tem essa decisão. Isso porque, ele decidiu fazer uma consulta externa e está esperando pelos resultados. De acordo com ele, em pouco tempo terá um posicionamento final para anunciar como fará o reforço na segurança, seja chamando excedentes ou realizando novo certame.

Santana afirmou que a Segurança continuará sendo uma das prioridades de sua gestão. O governador lembrou, ainda, que em seu último mandato chamou mais 10 mil policiais, expectativa que segue para os próximos quatro anos.

A intenção de realizar o concurso para praças vem desde o ano passado. Em outubro, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, informou sobre a possibilidade de abertura da seleção. Porém, também destacou que o novo edital depende de aval da PGE CE.

Concurso PM CE 2019: Vagas para soldados

Caso a Procuradoria autorize a realização de novo certame, o edital deve ser lançado no decorrer deste ano. Para concorrer às vagas de soldado da PM CE é necessário ter ensino médio completo. Além disso, é preciso ter idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,57m (mulheres) e 1,62m (homens).

De acordo com a última seleção, lançada em 2016, os vencimentos iniciais giram em torno de R$ 3.134,58.

Naquele ano, foram abertas 5 mil vagas, sendo 4.200 para admissão imediata e 800 para formação de reserva técnica. Na época, os concorrentes foram avaliados por meio das seguintes etapas:

  • Prova objetiva;
  • Inspeção de saúde – exames médico, biométrico, odontológico e toxicológico;
  • Avaliação psicológica;
  • Avaliação de capacidade física;
  • Investigação social;
  • Curso de Formação.

A primeira fase, constituída por prova objetiva, versou sobre conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Atualidades, Informática e Conhecimentos Específicos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário