scorecardresearch ghost pixel



Concurso PM CE 2019: Novo edital está confirmado para este ano

Camilo Santana anunciou publicação de novo edital para a Polícia Militar do Ceará. Cargos e quantidade de vagas não foram confirmados.



O ano começou com boas notícias em nos concursos da Segurança Pública cearense. Em meio a uma grave crise no setor, o governador do estado, Camilo Santana, confirmou a realização de certames para a Polícia Civil, Polícia Forense e Polícia Militar do Ceará (PM CE).

Durante entrevista coletiva, Santana afirmou que “já tinha anunciado no ano passado [2018] um novo concurso da Polícia Civil. Este ano deverei anunciar um novo concurso para a Polícia Militar.”

Apesar da boa notícia, o líder do Executivo não informou quando o edital será publicado.

Inicialmente a estimativa era que o documento fosse liberado em março. Entretanto, acabou atrasando, ao que tudo indica, por conta de uma decisão da Procuradoria-Geral do Estado a respeito do futuro do certame.

De acordo com o líder do Executivo cearense, a PGE decidiria sobre a possibilidade de convocação de aprovados no concurso de 2016 e, em caso de resposta negativa, o caminho para realização da nova seleção pública estaria livre.

Em setembro foi a vez do secretário de Segurança Pública, André Costa, falar sobre o tão aguardado certame. Ele reiterou o que Camilo Santana disse no início do ano, que o novo edital para a Polícia Militar será publicado ainda em 2019. Porém, não deu mais detalhes. Apesar disso, uma vez que o ano já caminha para o fim, os trâmites devem ganhar celeridade.

Concurso PM CE 2019

Embora o governador tenha confirmado a realização do concurso PM CE 2019, não informou detalhes, com por exemplo, quantidade de vagas e cargos contemplados.

Apesar disso, todas as expectativas estão voltadas para um edital com vagas para o cargo de soldado. Isso porque, em outubro do ano passado, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, havia mencionado a intenção de reforçar o quadro de efetivos da corporação.

Na época, Costa chegou a falar sobre uma nova seleção pública para praças.

Para concorrer às vagas de soldado, além de ensino médio completo, os concorrentes devem enquadrar-se em outros requisitos. Dentre eles:

  •  Idade entre 18 e 30 anos;
  • Altura mínima de 1,62 para o sexo masculino e 1,57 para o sexo feminino;
  • Porte de  Carteira Nacional de Habilitação a partir da categoria B.

Ainda que a corporação tenha concurso para soldado válido até 2021, é provável que a nova seleção seja lançada até o final do ano. Por isso, interessados em concorrer a uma das vagas devem começar a se preparar o quanto antes.

Concurso PM CE 2016

Realizado pelo Instituto AOCP, o último concurso para soldado da Polícia Militar do Ceará contou com 5 mil vagas. Dessas, 4.200 foram para contratações imediatas e 800 para cadastro de reserva.

O quantitativo total, distribuído entre os sexos masculino e feminino, foi ramificado em três turmas, cujas convocações aconteceram entre 2016 e 2018.

Os mais de 80 mil concorrentes inscritos foram avaliados por meio de prova objetiva, inspeção de Saúde – exames médico, biométrico, odontológico e toxicológico, avaliação Psicológica, avaliação de capacidade física e investigação Social.

Aprovados em todas elas foram conduzidos para matrícula no curso de formação.

De acordo com as normativas do edital, os novos soldados da corporação cearense tiveram ganhos iniciais de R$ 3.134,58.

A contar da data de homologação do resultado final (25 de setembro de 2017), o certame terá validade inicial até setembro de 2019. Caso seja prorrogada, a validade poderá ser estendida até o mesmo mês em 2021.

Candidatos aprovados continuam sendo convocados. A última convocação data de janeiro deste ano, quando foram nomeados mais 43 policiais para a corporação.

Em 2017, o líder do Executivo cearense demonstrou interesse em convocar todo o cadastro de reserva ou, ainda, prorrogar o prazo de validade do certame. Na época, Santana informou que estava trabalhando as possibilidades junto à Procuradoria Geral do Estado.

Veja todas as regras da seleção acessando o Edital concurso PM CE 2016.

O que estudar para concurso da PM CE

Conforme mencionado anteriormente, a primeira fase do último concurso PM CE foi constituída de prova objetiva. A avaliação, de caráter eliminatório e classificatório, constou de 120 questões de múltipla escolha.

De acordo com o edital, as perguntas foram distribuídas entre seis áreas de conhecimento:

  • Língua Portuguesa (20 questões);
  • Atualidades (dez);
  • Matemática (dez);
  • Raciocínio Lógico (cinco);
  • Informática (15);
  • Conhecimentos Específicos (60).

Diferente de outros certames, onde determinadas matérias possuem pesos diferentes, neste, todas as questões tiveram peso 1.00, totalizando, assim, 120 pontos.

Uma vez que o conteúdo do edital previsto só poderá ser conhecido no ato de publicação do mesmo, os concorrentes podem tomar o regulamento do último certame como base para os estudos.

Teste de Aptidão Física da PM CE

Além da preparação para a prova de conhecimentos, os candidatos devem ter excelente condicionamento físico, já que uma das etapas do concurso verificará justamente este quesito.

Segundo as regras do certame, a avaliação de capacidade física, de caráter eliminatório, visa avaliar a capacidade mínima do candidato para suportar, física e organicamente, as exigências da prática de atividades físicas e demais exigências próprias da função do profissional da segurança pública.

No último certame, aprovados na etapa de avaliação psicológica foram encaminhados para a avaliação física. Ela foi constituída das seguintes modalidades:

  • Teste de flexão dinâmica de braço na barra fixa (sexo masculino);
  • Teste de flexão estática de braço na barra fixa (sexo feminino);
  • Teste de flexão abdominal;
  • Teste de corrida de 12 minutos.

Após submeter-se a todas elas, o candidatos foram considerados aptos ou inaptos a seguir para a próxima etapa.

Inscrições concurso PM CE

Ainda que o concurso PM CE 2019 tenha sido anunciado pelo governador do estado, antes de ser lançado, ele deve passar por diversas etapas burocráticas.

Entre elas, formalização da autorização por meio de publicação oficial, constituição da comissão interna, elaboração do projeto básico e escolha da banca organizadora. Somente a partir do cumprimento de todos os trâmites será possível estimar uma data para abertura das inscrições.

As candidaturas deverão ser registradas por meio do site da banca organizadora. A confirmação será feita após a quitação do pagamento da taxa de inscrição. O valor pago será definido durante elaboração do projeto básico da seleção.




Voltar ao topo

Deixe um comentário