scorecardresearch ghost pixel



Concurso Diplomata: Bolsonaro confirma novo edital para 2019

Segundo o presidente, certame também será realizado nos demais anos de seu governo. Última seleção foi em 2018, com oferta de 26 vagas.



Notícia boa para aqueles que aspiram em ser diplomatas! Nesta sexta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro garantiu que o concurso para a carreira continuará sendo realizado normalmente em seu governo.

O anúncio foi feito durante a formatura dos aprovados no último concurso para diplomatas, realizado em 2018. Na cerimônia, Bolsonaro declarou que após consulta ao ministro da Economia, Paulo Guedes, as seleções seguirão sendo anuais.

Em abril, ao participar de um seminário promovido pelos jornais O Globo e Valor Econômico, Guedes sugeriu em “travar” os concursos públicos como uma maneira de reduzir os gastos com a folha de pagamento de servidores. A declaração deixou milhares de concurseiros apreensivos com os futuros certames.

Neste mesmo ano, em março, o governo federal também publicou um decreto que estabelece critérios mais rígidos para a oferta de vagas em concursos públicos do Poder Executivo Federal.

Segundo Bolsonaro, o concurso para diplomata deste ano e seus outros anos de mandato (2020, 2021 e 2022) estão confirmados.

“O nosso ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, em contato com o nosso ministro da Economia, Paulo Guedes, informou que manterá o concurso dos senhores no corrente e nos demais anos. Então, uma prova de reconhecimento do trabalho de todos os senhores e senhoras”, disse o presidente.

Concurso para diplomatas

O concurso para diplomata aprova candidatos para um curso de formação no Instituto Rio Branco (IRB), do Ministério das Relações Exteriores. A seleção conta com três etapas, compostas por provas de caráter eliminatório e classificatório.

A primeira etapa é uma prova objetiva de 73 questões, que abarca as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Economia, Direito e Direito Internacional Público.

A segunda etapa consta de provas escritas de Língua Portuguesa e Inglesa. A terceira, por sua vez, conta com prova escrita de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Língua Espanhola e Língua Francesa.

A remuneração inicial do último concurso foi de R$ 18.059,83. A seleção aceita candidatos com nível superior em qualquer área.




Voltar ao topo

Deixe um comentário