scorecardresearch ghost pixel



Instituto Rio Branco divulga edital de ação afirmativa voltada a candidatos negros

Para incentivar o ingresso de negros na carreira de diplomata, instituto oferta 44 bolsas-prêmio para custear os estudos preparatórios para o concurso.



Em busca de aumentar e incentivar o ingresso de negros na carreira de diplomata, o Instituto Rio Branco (IRBr) divulgou nesta quarta-feira (22) o edital do Programa de Ação Afirmativa (PAA) de 2019. São ofertadas 44 bolsas-prêmio de vocação para a diplomacia, com valor de R$ 30 mil, a serem utilizadas para custear os estudos preparatórios para o concurso da cargo.

A bolsa será paga pelo Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O dinheiro pode ser direcionado para a compra de material bibliográfico e pagamento de cursos preparatórios e professores especializados nas disciplinas exigidas no concurso para diplomata.

Do valor total do recurso, 30% da bolsa-prêmio também pode ser utilizada para despesas de manutenção, desde que se faça previsto no plano de estudos e desembolso da quantia.

Para se candidatar à bolsa-prêmio, é preciso se encaixar em requisitos como:

  • Ser brasileiro nato;
  • Ter no mínimo 18 anos de idade até a convocação dos aprovados para o concurso;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com as obrigações do serviço militar (candidatos do sexo masculino);
  • Ter ensino superior completo ou estar habilitado a conclusão do curso até a convocação;
  • Possuir currículo na plataforma Lattes;
  • Ter a autodeclaração como pessoa negra confirmada;
  • Ter se inscrito no CACD 2018 para concorrer às vagas reservadas às pessoas negras;
  • Ter obtido nota igual ou superior a 29,25 pontos na primeira fase do CACD 2018;
  • Não ter recebido mais do que quatro bolsas-prêmio.

No edital divulgado, consta uma lista com os candidatos classificados para concorrer às bolsas-prêmio. Confira mais informações no edital do PAA publicado no Diário Oficial da União.

Concurso Diplomata 2019

No início de maio, durante a cerimônia de formatura dos aprovados no curso para a carreira de diplomata, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que o certame seria realizado normalmente em 2019.

A estrutura das provas da seleção deve seguir a dos últimos concursos da carreira, como confirmou o Ministério das Relações Exteriores (MRE) ao site Folha Dirigida.

O concurso para diplomata aprova candidatos para um curso de formação no IRBr. A seleção conta com três etapas, compostas por provas de caráter eliminatório e classificatório.

A primeira etapa é uma prova objetiva de 73 questões, que abarca as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Economia, Direito e Direito Internacional Público.

A segunda etapa consta de provas escritas de Língua Portuguesa e Inglesa. A terceira, por sua vez, conta com prova escrita de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Língua Espanhola e Língua Francesa.

A remuneração inicial do último concurso foi de R$ 18.059,83. A seleção aceita candidatos com nível superior em qualquer área.




Voltar ao topo

Deixe um comentário