scorecardresearch ghost pixel



Concurso PM SC para oficiais: seleção é retomada

Certame havia sido suspenso em janeiro. Datas das próximas etapas serão divulgadas por meio de um edital de convocação específico.



Notícia boa para os candidatos do concurso para formação de oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC)! Depois do certame ter sido suspenso em janeiro, a corporação divulgou, na última segunda-feira (6), que a seleção seria retomada.

O concurso havia sido suspenso devido a um inquérito do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC). Segundo a declaração do órgão para o site Folha Dirigida, haviam duas irregularidades na seleção: a existência de uma sequência lógica no gabarito da prova objetiva e a participação de uma pessoa que é parente de 1º grau de um membro da comissão do certame.

O processo do MP-SC, no entanto, foi arquivado devido a ausência de fundamentos para a ação ter sido proposta. Assim, agora a seleção pode ser retomada.

Concurso PM SC 2017 também foi suspenso

Esta não é a primeira vez que um concurso da PM-SC foi suspenso. O certame anterior, lançado em 2017, foi interrompido devido ao vazamento do tema da redação antes da prova ter sido aplicada.

O edital de 2018, agora retomado, foi lançado justamente para dar continuidade a esta seleção, que acabou por ter as provas anuladas.

O concurso oferta 70 vagas, das quais 65 são para homens e cinco são para mulheres. Para a carreira de oficial, é exigido, dentre outros requisitos, formação superior em Direito, altura mínima de 1,60m (mulheres) e 1,62m (homens), idade entre 18 e 30 anos e porte de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os aprovados em todas as etapas devem realizar o Curso de Formação, com duração de dois anos. Durante este período, os militares têm um vencimento mensal de R$ 4.764,24.

Ao término do curso, os aprovados são promovidos a aspirantes a oficial, cumprindo estágio probatório de seis meses. Depois, podem ser nomeados e promovidos ao posto de 2º tenente, começando, de fato, a carreira de oficial.  A partir daí, passam a recever vencimentos de R$ 12.882,69.

Novas datas

O certame da PM-SC de 2018 havia sido suspenso durante a divulgação dos resultados da prova objetiva e dissertativa. Somente a classificação preliminar foi publicada.

Para a conclusão do concurso, é preciso que seja divulgado o resultado final dos classificados das provas. As próximas etapas são o exame de saúde, de avaliação física e psicológica, o questionário de investigação social, a entrega dos documentos e o exame toxicológico.

As novas datas serão determinadas por meio de um edital de convocação específico, ainda a ser divulgado.

Para mais informações, acesse o Edital concurso oficial PM SC 2018.




Voltar ao topo

Deixe um comentário