scorecardresearch ghost pixel



Editais ICMBio com 205 vagas seguem com inscrições abertas

Processo seletivo ICMBio está sendo realizado por meio de 15 editais. Vagas para os cargos de brigadista e chefe de esquadrão em diversos estados.



Continuam abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Ao todo, o órgão publicou 15 editais de seleção. Juntos, os documentos abrem 205 vagas nas funções de brigadista e chefe de esquadrão. Os profissionais contratados vão atuar por tempo determinado.

As chances são destinadas para pessoas que sabem ler e escrever. Além disso, para concorrer às vagas de chefe de esquadrão é indispensável porte de Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, categoria “B”. Servidores ou empregados públicos não poderão se inscrever na seleção.

Aprovados para o cargo de brigadista farão jus um salário mínimo (R$ 998,00), enquanto chefes de esquadrão receberão um salário mínimo e meio (R$ 1.497,00). Ambos farão jus a auxílios.

Apesar de alguns editais já terem encerrado as inscrições, as seguintes Unidades de Conservação seguem recebendo candidaturas:

  • Floresta Nacional do Araripe-Apodi (de 27 a 31 de maio);
  • Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (até 17 de maio);
  • Floresta Nacional do Bom Futuro (de 20 a 21 de maio);
  • Floresta Nacional de Negreiros (até 17 de maio);
  • Reserva Biológica da Mata Escura (de 10 a 16 de maio);
  • Floresta Nacional de Iquiri (até 8 de maio);
  • Estação Ecológica de Taiamã (até 7 de maio).

As solicitações devem ser feitas presencialmente, nos endereços fornecidos nos editais. Não será cobrada taxa de participação.

Mais detalhes sobre as inscrições podem ser conferidos no link a seguir: http://www.icmbio.gov.br/portal/sejaumbrigadista.

Para o Parque Nacional da Chapada da Diamantina, Parque Nacional do Iguaçu, Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, Parque Nacional da Serra da Bocaina, Parque Nacional da Serra da Capivara, Parque Nacional das Emas, Parque Nacional de Sete Cidades, Floresta Nacional Goytacazes, Estação Ecológica de Uruçuí Una e outras, as inscrições foram realizadas entre os meses de abril e início de maio.

Etapas de seleção

Participantes do certame serão avaliados por meio de duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório e classificatório, será constituída pelas seguintes fases:

  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • Teste de Habilidade e Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA).

No TAF, os candidatos terão 30 minutos para percorrer 2,4 km transportando uma bomba costal cheia de água, com peso aproximado de 20 kg. A finalidade é avaliar a resistência muscular e aeróbica, além da capacidade cardiorrespiratória dos participantes.

No THUFA, ou Teste da Enxada, os candidatos deverão capinar ou rastelar uma área de três por cinco metros, até solo mineral, em, no máximo, 20 minutos. O objetivo é avaliar a resistência muscular e habilidade no manuseio de ferramentas agrícolas.

A segunda etapa será composta de curso técnico-prático de 40 horas. Para ser aprovado é necessário registrar presença integral e nota mínima de seis pontos.

Veja informações complementares acessando o Editais processo seletivo ICMBio 2019.




Voltar ao topo

Deixe um comentário