O Itaú lançou uma novidade: o aplicativo Iti. Com ele, os clientes do aplicativo poderão realizar pagamentos por meio de transferências para qualquer pessoa, seja utilizando um código digital ou um contato de sua lista, sem cobrança de taxas.
Além disso, as operações poderão ser realizadas com cartões de créditos de qualquer banco, não necessariamente apenas do Itaú. A pessoa receberá o pagamento na hora e o valor só será cobrado na data da fatura do cartão. A previsão é que o Iti está disponível para Android e iOS a partir do terceiro trimestre de 2019.
De acordo com a diretora do Iti, o aplicativo foi desenvolvido para ser um produto de acesso à todos, devido não necessitar da comprovação de renda e possuir uma rápida aprovação. Para ser cliente do Iti não é necessário que o consumidor também seja correntista do Itaú, visto que são serviços independentes.
Como funciona o Iti
Para se cadastrar na plataforma, a pessoa deverá baixar o aplicativo e enviar uma selfie. Logo em seguida já será permitido o cadastramento de contas via transferência ou boletos bancários. Desse modo, o pagamento poderá ser realizado.
Além disso, os saques e transferências realizados por meio do aplicativo terão isenção de taxa até o fim de 2019, podendo serem cobrados posteriormente. Inicialmente, as transferências estão limitadas a mil reais diários, valor que cobre 90% da demanda. Esse limite será aumentado gradualmente, de acordo com o uso dos clientes.
Vantagens Iti
Visto que o pagamento por meio do cartão de crédito e via QR Code não é uma novidade no mercado, o Itaú aposta na experiencia Iti. Essa experiência é devido ao aplicativo estar disponível para todos, incluindo o público desbancarizado.
Outra vantagem do Iti é direcionada aos lojistas: Haverá a possibilidade da utilização das maquininhas da Rede para o recebimento de pagamentos. A proposta do Itaú é que, futuramente, outras maquininhas também possam receber pagamentos realizados pelo Iti.
Dessa forma, não há cobrança de taxa de antecipação de recebíveis nem mensalidade. O lojista deverá pagar apenas 1% por operação que realizar e receberá o dinheiro instantaneamente. Ademais, os recebimentos também poderão ser transferidos para qualquer banco ou permanecer no aplicativo.
Veja também: Itaú isenta transferência e diminui taxas para correntistas clientes da Rede.
Taxa cobrada para Lojistas
A taxa de 1% cobrada pela rede para a utilização das maquininhas pelo Iti é menor que a taxa em execução no mercado. Assim, a própria Rede cobra uma taxa de 1,99% no débito e 3,49% no crédito, para recebimento em dois dias para os demais clientes.
Já com o Iti, a taxa a ser paga será integralmente enviada ao aplicativo, sem a realização de divisão entre bandeira, emissor e adquirente.
Desse modo, as taxas e vantagens para os lojistas do Iti, em parceria com a Rede, se dá por meio de um contrato de prestação de serviço. A operadora de maquininhas ganhará um valor mensal referende ao volume transacional ocorrido em suas máquinas de cartão.
Cadastramento no Iti
Para se cadastrar no Iti, o interessado deve informar alguns de seus dados ao aplicativo, dependendo se é cadastro para pessoa física ou pessoa jurídica.
Pessoa Física
Os dados necessários para o cadastramento de pessoa física são:
- Nome Completo e Nome Social (opcional);
- Nome Completo da Mãe do cadastrante;
- Data de Nascimento;
- CEP e Endereço Completo;
- Celular;
- E-mail;
- Senha de Acesso;
- Biometria Facial.
Pessoa Jurídica
Já para o cadastramento de Pessoa Jurídica, será necessário informar dois tipos de dados:
Informações da Empresa
- Razão Social e Nome Fantasia;
- Forma ou Natureza Jurídica;
- CNAE;
- Faturamento Médio Mensal;
- Data de Constituição da Empresa;
- Endereço da Empresa;
- CEP e Endereço Completo.
Informações do Representante da Empresa
- Nome Completo e Nome Social (opcional);
- Nome Completo da Mãe do cadastrante;
- Data de Nascimento;
- CPF;
- Celular do Representante;
- E-mail;
- Senha de Acesso;
- Biometria Facial.