Que o cartão de crédito é uma opção conveniente e prática para realizar pagamentos, todo mundo sabe. Com essa ferramenta, o cliente tem maior poder de compra, já que ele nem sempre tem dinheiro em espécie disponível para gastos mais altos. Além disso, é possível comprar online com toda a comodidade e fazer o parcelamento de compras, entre outras vantagens.
No entanto, por mais que o cartão de crédito seja um meio seguro, criminosos facilmente conseguem se infiltrar em páginas da web ou pela rede wi-fi. Assim, por meio de vírus, detectam o que está sendo digitado no teclado, como o número do seu cartão e a senha, no momento em que você realiza compras online. Até mesmo em lojas físicas, inserir seu cartão em máquinas adulteradas pode entregar seus dados para que os criminosos possam utilizá-los de forma indevida. Confira algumas dicas de segurança para proteger seus dados e evitar fraudes com o seu cartão de crédito.
Cuidado com as informações do seu cartão em redes sociais
Parece óbvio, mas é importante tomar cuidado com a exposição de seus dados do cartão de crédito nas redes sociais. Não publique imagens do plástico, nem forneça as informações em hipótese alguma, para evitar que pessoas mal intencionadas façam uso indevido do seu cartão.
Muitas instituições financeiras oferecem suporte por meio de redes sociais. Neste caso, confira se a conta é verificada para não acabar enviando seus dados para um perfil falso. Além disso, envie as informações que forem solicitadas somente por mensagem direta.
Outro cuidado que deve ser tomado é com relação aos aparelhos celulares. Se você deixa seu smartphone sem algum tipo de proteção, fica mais fácil para que os criminosos tenham acesso a seus dados em caso de perda ou roubo do aparelho. Isso pode incluir as informações do seu plástico, já que o uso de aplicativos de cartão de crédito é cada vez mais comum para ter acesso a serviços como consulta de limite disponível e fatura online.
Controle seus gastos e não informe dados por telefone
É necessário fazer o controle de gastos, assim você sabe exatamente o que foi comprado com o cartão. Caso perceba alguma movimentação estranha, o usuário deverá informar a instituição financeira o mais rápido possível.
Também é importante ressaltar que dados sigilosos não podem ser informados por telefone, em hipótese alguma. Os bancos não solicitam essas informações durante uma ligação, portanto, caso isso ocorra, certamente trata-se de um golpe.
Métodos contra fraudes
Uma fraude não causa prejuízo somente ao usuário, mas também à instituição financeira. Por isso, os próprios bancos contam com métodos para evitar golpes com o cartão de crédito. Um deles é o bloqueio do cartão quando são realizadas compras em locais distantes aos que o cliente normalmente frequenta. Neste caso, é necessário informar à instituição quando for realizar uma viagem, por exemplo, para não ter seu cartão bloqueado.
Veja também: Cartão de crédito virtual – O que é, como funciona e opções disponíveis