scorecardresearch ghost pixel



MEI: Benefícios e Desvantagens de se tornar um Microempreendedor

Em tempos de crise econômica e alto número de desempregados, abrir o próprio negócio tem sido o caminho de muitos brasileiros.



Em tempos de crise econômica e alto número de desempregados, cerca de 12,7 milhões de trabalhadores, abrir o próprio negócio tem sido o caminho de muitos brasileiros. Segundo dados do Sebrae, 48 milhões pessoas entre 18 e 64 anos têm um negócio próprio ou estão envolvidos na criação de um.

Desse total, 51,5% são mulheres. As micro e pequenas empresas são responsáveis por cerca de 54% dos empregos formais no país. Também são responsáveis por 44% da massa salarial, conforme levantamento do Sebrae.

MEI é a sigla usada para designar o Microeemprendedor Individual. Ou seja, um profissional autônomo. Quando você se cadastra como um, você passa a ter CNPJ. Com essa formalidade muitas pessoas tem facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.

O número de microempreenderores individuais (MEI) vem crescendo. O lançamento desta categoria aconteceu em 2009. Em 2013, atingiu 3,6 milhões, superando o total tanto de micro como de pequenas empresas.

No ano passado os MEIs chegaram a 7,7 milhões. A projeção é que em 2022 sejam 11,7 milhões. Embora no início deste ano tenham sido cancelados 1 milhão de inscrições de MEIs inadimplentes, a expectativa continua sendo de crescimento.

Benefícios

Quando uma pessoa se cadastra como MEI, ela têm direito aos seguintes benefícios:

Direito a auxílio-maternidade.

Direito a afastamento remunerado por problemas de saúde.

Aposentadoria.

Sendo MEI, você é enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

Com CNPJ, pode abrir conta em banco e tem acesso a crédito com juros mais baratos. Pode ter endereço fixo para facilitar a conquista de novos clientes.

Conta com cobertura da Previdência Social para você e sua família. Conta também com o apoio técnico do Sebrae para aprender a negociar e obter preços e condições nas compras de mercadorias para revenda, obter melhor prazo junto aos atacadistas e melhor margem de lucro.

Desvantagens

Apesar de ter inúmeros benefícios, alguns detalhes devem ser ressaltados sobre a adesão ao MEI:

Os custos para fechar sua empresa podem ser altos.

A alteração do tipo de empresa pode ser bastante burocrática.

A contribuição é fixa, mesmo que você não tenha obtido renda com sua empresa em determinado mês.

A aposentadoria do MEI só acontece por tempo de serviço ou invalidez.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário