scorecardresearch ghost pixel



Novo RG permite inserir informações de outros 12 documentos

Oito estados já estão emitindo o novo modelo da carteira de identidade, além do Distrito Federal. O novo RG traz QR Code e outras medidas de segurança.



Um novo modelo da carteira de identidade está sendo impresso em oito estados do país, trazendo consigo um QR Code que comprova sua autenticidade e permite incluir dados de até outros 12 documentos do cidadão. Os estados que aderiram ao novo RG foram: Goiás, Mato Grosso, Acre, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul. Além disso, o Distrito federal também implantou o novo modelo do documento.

A expectativa é que o sistema deva ser implantado em todo o Brasil até março de 2020. Com ele, é possível que o cidadão inclua dados referentes a carteira de motorista, carteira de trabalho, cadastro nacional de saúde, tipo sanguíneo, CPF, entre outros.

“Padronizou-se a confecção da carteira: o material, o tamanho, onde é a localização da foto, da digital, assinatura, a confecção, os critérios de segurança que são inseridos nela”, afirmou Júlio da Silva, do Instituto de Identificação de Goiás.

Entretanto, a carteira de identidade antiga continua valendo em todo o país, incluindo os estados que já estão emitindo o novo modelo do documento. A emissão do novo modelo vale para quem precisa tirar a segunda via ou para a primeira via do documento.

Veja também: Governo descarta uso de simuladores para expedir CNH.

Como inserir informações no RG

Para inserir as informações de outros documentos na RG, é necessário que o cidadão faça sua segunda via no novo modelo. Assim, será necessário apresentar os documentos originais que comprovem as informações fornecidas.

No caso da tipagem sanguínea, será necessário apresentar exames médicos ou carteiras de doação de sangue que possuem a informação. Além disso, a nova versão do RG será emitida em formato de cartão. Ela terá o tamanho de 85,6x54mm e com chip para aproximação (contactless). Os custos para emissão do novo modelo será definido pelos órgãos de identificação de cada estado.

Dessa forma, o RG traz um QR Code como elemento de segurança para atestar sua autenticidade. Essa medida já é adotada há algum tempo em alguns estados, como São Paulo. Além disso,há também a inserção de outros elementos de segurança, como detalhes que são perceptíveis ao tato e reativos à luz ultravioleta.




Voltar ao topo

Deixe um comentário