A Uber, em parceria com a Serasa Experience, anunciou a parceria que tem o intuito de checar informações dos usuários que optarem por não inserir um cartão de crédito como forma de pagamento na hora do cadastro. O intuito da Uber é melhorar a análise de seus usuários e garantir a segurança em seu transporte.
A ferramenta responsável pela checagem foi denominada de U-Check, desenvolvido pelo time de engenheiros do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Uber em São Paulo, denominado Tech Center. Com a ferramenta e com os dados fornecidos pela Serasa, a Uber poderá obter informações adicionais via API.
De acordo com informações disponibilizadas pela Uber, a verificação começará a ser feita ainda no mês de julho. Inicialmente, as verificações serão realizadas com usuários que não informarem o cartão de crédito durante seu cadastro.
“O compromisso com a segurança é a prioridade da empresa, por isso a Uber está permanentemente desenvolvendo e aprimorando soluções para tornar as viagens cada vez mais seguras e confiáveis”, afirmou o diretor da Tech Center, Marcello Azambuja.
Tech Center e U-Check
O Tech Center foi o primeiro centro de desenvolvimento tecnológico da Uber na América Latina. Inicialmente, seu foco é em desenvolver soluções direcionadas à segurança. Para isso, o centro deverá receber cerca de R$ 250 milhões em investimento ao longo dos próximos anos.
Além disso, o Tech Center contará também com 150 profissionais da área de tecnologia. Dentre os profissionais estão: engenheiros, pesquisadores de software, desenvolvedores, cientistas de dados, entre outros. A instalação do novo centro foi realizado em parceria com engenheiros da Uber de San Francisco, nos Estados Unidos.
Já o U-Check foi a primeira ferramenta desenvolvida pelo centro brasileiro da Uber. Com ele, novas possibilidades de verificação de tornam possíveis para o futuro. Além disso, a Uber divulgou também seu intuito de utilizar futuramente a ferramenta em todo o mundo.
Essas alternativas fazem parte da missão da Uber de aumentar a segurança do usuário. “Dados precisos e confiáveis garantem a segurança e melhoram a experiência do usuário. A nova ferramenta, que integra a solução InfoMais da Serasa, irá facilitar as verificações cadastrais, tornando o sistema mais robusto”, argumentou Luiz Junqueira, diretor de produtos da Serasa Experian.
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Outras medidas de Segurança
Há alguns meses, a Uber anunciou outra medida de segurança para o aplicativo. Em parceria com a Serpro, a Uber checará informações sobre os dados cadastrais dos motoristas do aplicativo em tempo real. A Serpro é a empresa de TI do Governo Federal.
Com isso, é possível verificar informações sobre o carteira de motorista e seu Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Ademais, será possível checar também se os dados pessoais estão corretos. Alguns desses dados serão: número de identidade, nome, data de nascimento e outros.
Além disso, a Uber criou também um processo de inteligencia para identificar mensagens impróprias em na Uber e também no Uber Eats. O novo recurso detecta automaticamente o uso de linguagem imprópria nas mensagens dentro do bate-papo dos aplicativos, entre passageiros e motoristas.
De acordo com o diretor de Comunicação da Uber Brasil, Fábio Sabba, a Uber ” “continuará trabalhando nessa direção, para melhorar os processos e a experiência de todos, usuários e motoristas”.