Qual é o score ideal para conseguir crédito?

Quanto maior a pontuação do score, que varia de 0 a mil pontos, maior a chance de conseguir empréstimos e cartões de crédito.

Muitos brasileiros têm dificuldade de conseguir crédito no mercado financeiro por causa da pontuação do score. Isso ocorre porque a maioria das instituições financeiras fazem uma análise de crédito antes de aprovar empréstimos e cartões. Mas, afinal, qual é o score ideal para conseguir crédito?

Primeiramente, é necessário entender o que é score. Essa ferramenta, utilizada por muitas empresas no processo de concessão de crédito, revela os hábitos de pagamento do consumidor. A pontuação do score varia de zero a mil pontos e, na prática, quanto maior for a nota de crédito, menor é o risco de inadimplência.

O cálculo varia de acordo com cada birô de crédito – SPC Brasil, Boa Vista Consumidor, Serasa Experian e Quod. A maioria dos órgãos analisa informações como Cadastro Positivo, dados cadastrais e negativações.

Qual é o score ideal para conseguir crédito?

Não existe uma pontuação ideal para conseguir crédito, até porque as instituições financeiras analisam outros fatores, como a renda, endividamento, entre outros.

No entanto, é quase certo que o consumidor que possui score acima de 800 pontos será aprovado quando solicitar empréstimos ou cartões de crédito, já que a pontuação indica baixo risco. Confira:

  • Até 300 pontos, há alto risco de inadimplência;
  • Médio risco entre 300 e 700;
  • Baixo risco para quem possui pontuação acima de 700 pontos.

Como consultar o score?

Para consultar, seu score, crie um cadastro no SPC Brasil, na Boa Vista ou na Serasa. É possível verificar a nota de crédito de forma gratuita pela internet. Veja o passo a passo para verificar pelo site da Serasa:

  1. Acesse o site do Serasa Score.
  2. Faça o cadastro.
  3. Em seguida, a pontuação aparecerá na tela.

Como aumentar a pontuação do score?

Não existem regras específicas para aumentar a nota de crédito. Contudo, como o score analisa o comportamento do consumidor, algumas estratégias podem ser adotadas para aumentar o seu score, como:

  • Evitar negativações no seu CPF;
  • Pagar suas contas sempre em dia;
  • Manter seus dados cadastrais atualizados nos birôs de crédito;
  • Tentar sempre pagar o valor total das faturas do cartão de crédito.

Limpei meu nome, por que o score está baixo?

A pontuação do score não avalia apenas quem está com o CPF negativado, mas todo o histórico do consumidor como pagador. Sendo assim, mesmo que a pessoa limpe o seu nome, endividamentos passados podem afetar o score de crédito.

Sem dúvidas, pagar as contas em dia e manter o nome limpo ajudam a melhorar a pontuação. No entanto, essa mudança na nota de crédito não é algo imediato, visto que acontece com base no comportamento de pagamento do consumidor.

Por fim, outra dica importante é não confiar em empresas que oferecem produtos para aumentar o score. Não é possível pagar para aumentar a pontuação.

Veja também: Comprometimento de renda: Veja como planejar seu limite financeiro

Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário